Postado por timon em 27/jan/2021 - Sem Comentários
As obras para implantação da rede de água seguem acontecendo no bairro Júlia Almeida. A Águas de Timon passou a usar as valetadeiras, máquinas que atuam de forma rápida e precisa, projetadas para abrir valas estreitas e profundas, de até um metro e 80 centímetros. O investimento confere mais segurança e agilidade na qualidade das obras de ampliação do sistema de abastecimento do município.
Nesse período marcado pela pandemia do coronavírus, a concessionária intensificou as ações para ampliação da cobertura de rede de água tratada. Ao longo de 2020, a Águas de Timon implantou cerca de 10 mil metros de novas redes e realizou mais de 1.300 novas ligações. Isso significa que moradores que antes não tinham acesso à água tratada, passaram a utilizar esse serviço e agora têm uma nova realidade para contar.
As obras seguem acontecendo no bairro Julia Almeida, onde estão sendo implantados mais de cinco mil metros de rede com o auxílio da valetaderia. “As novas máquinas reduzem os impactos na mobilidade urbana e no meio ambiente. Há ganhos também na produtividade. A produção chega a triplicar com o uso das valetadeiras, por serem equipamentos mais tecnológicos e de maior precisão. A população ganha ainda em agilidade, já que assim finalizamos os trabalhos com maior rapidez e qualidade”, explica Tadeu Bezerra, coordenador de operações da Águas de Timon.
Ao garantir acesso à água tratada, a Águas de Timon contribui com a melhoria da saúde da população, assiduidade de crianças na escola e de adultos no trabalho, em razão da redução de doenças relacionadas à falta de saneamento básico. Os benefícios compreendem ainda a preservação dos corpos hídricos e do meio ambiente, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como turismo e valorização imobiliária.
Postado por timon em 19/jan/2021 - Sem Comentários
Especialmente num período de combate ao coronavírus, o acesso ao saneamento básico é fundamental para combater doenças. Em Timon, 4.016 famílias estão inscritas na Tarifa Social, importante instrumento para garantir o acesso à água tratada e de qualidade aos moradores carentes do município. Por meio dele, os beneficiários recebem desconto de 50% sobre o valor mensal da fatura de água.
Para a responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Timon, Natália Frota, o intuito é que cada vez mais pessoas tenham sejam atendidas com o benefício. “Nós entendemos a importância da água tratada e, quando todos pararam, continuamos trabalhando para garantir que os moradores fossem abastecidos com água tratada e de qualidade. A Tarifa Social amplia esse serviço aos moradores de baixa renda, contribuindo com mais dignidade e saúde para a população”, declara.
A Tarifa Social concede 50% de desconto na conta de água para a família que preencha os seguintes requisitos: ter economia obrigatoriamente classificada como residencial; consumir no máximo 20 m³ de água (20 mil litros) por mês e o consumo de energia elétrica não pode ultrapassar 200 Kwh/ mês; possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo; ser inscrito no Cadastro Único para programas sociais (Cadúnico); não possuir fonte alternativa de água; ser proprietário de um único imóvel; e não possuir débitos com a Águas de Timon.
Os interessados em requerer o benefício devem apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF, Cartão do Bolsa Família, Cartão Cidadão ou Número do NIS, conta de água e de energia atualizada, Carteira de Trabalho e Previdência Social; documento do imóvel (alugado: declaração ou contrato de aluguel; próprio: registro do imóvel ou carta de aforamento; financiado: contrato de financiamento); em caso de doença crônica, laudo médico.