Arquivo de julho 31America/Sao_Paulo 2021

III Encontro de jovens aprendizes debate sobre exigências e competências dentro do mercado de trabalho

Postado por timon em 31/jul/2021 - Sem Comentários

Jovens receberam informações de como desenvolver competências e habilidades no século XXI

“Oportunizar aos jovens a conquista do primeiro emprego e que eles possam desenvolver uma carreira dentro do mercado de trabalho”, com essa fala, a coordenadora de RH da Águas de Timon, Adriana Pacheco, definiu o projeto Jovem Aprendiz da empresa, que realizou III Encontro de Aprendizes para uma troca de informações e experiências com os gestores.

“O projeto, ainda que seja uma exigência legal, é acima de tudo um propósito da nossa empresa que busca oferecer aos jovens a oportunidade do emprego, contribuindo com essa inserção no mercado de trabalho, aumentando a empregabilidade deles”, explicou Adriana.

O encontro contou com a participação da professora e master coach de carreira, Jannayna Tavares, que bateu um papo bem descontraído com os jovens sobre trabalho, empreendedorismo e habilidades do século XXI.

“Os jovens quando são orientados, crescem e se desenvolvem e nas escolas eles não são preparados para a carreira profissional e cabe às empresas receberem esses adolescentes e fazer com que eles conheçam essas trilhas profissionais”, explanou a professora.

Ainda de acordo com a docente, o mercado de trabalho tem passado por diversas mudanças e é preciso que o jovem desenvolva competências que possa inseri-lo dentro dessa nova realidade. “Passamos por diversas mudanças e as coisas não estão indo na mesma velocidade. Todo mundo está passando por novas oportunidades de trabalho e precisamos desenvolver novas competências, como o pensamento digital, que é algo que está em muita evidência atualmente. Então os jovens precisam ser treinamos com relação a isso”, arrematou a Jannayna.

O presidente da Águas de Timon, Jacy Prado, destacou que o projeto é importante para engajar o jovem, motivá-lo e incentivá-lo a aproveitar ao máximo todas as informações que contribuirão para o desenvolvimento de todas as suas potencialidades, aumentando ainda mais suas habilidades e competências.

“A Águas de Timon investe em educação desde a sua concepção e desenvolvemos esse trabalho com o foco na saúde, que é a nossa principal missão. E nessa área de educação, temos diversos trabalhos, inclusive sociais, dos quais não abrimos mão, porque faz parte nossa natureza. Assim, o projeto Jovem Aprendiz passa por essa visão, onde a partir do mundo corporativo, os jovens conhecem nossa carreira e se preparam para os desafios do mercado de trabalho”, afirma o presidente.

O PROJETO

O projeto Jovem Aprendiz conta com 30 jovens aprendizes, com idade a partir dos 18 anos, que estão no processo de finalização do ensino médio ou iniciando o ensino superior. Na empresa, eles passam por um processo de seleção, depois por uma integração e então são alocados em algumas áreas. Ao longo de dois anos, eles vão fazendo rodízio em vários setores da concessionária, onde terão a oportunidade de desenvolvimento e aprender várias atividades. Dependendo do resultado, eles podem ser absorvidos e contratados pela Águas de Timon.

Inscrições abertas para oficina audiovisual gratuita voltada aos jovens de Timon

Postado por timon em 30/jul/2021 - Sem Comentários

O projeto incentiva a produção de mini-documentários sobre sustentabilidade

A partir desta sexta-feira (30), estão abertas as inscrições para o projeto gratuito Cultura Sustentável. Por meio dele, serão oferecidos curso prático e videoaulas sobre a produção de vídeos com temas relacionados à sustentabilidade. A oficina será destinada, principalmente, aos adolescentes, a partir dos 13 anos, e jovens adultos de Timon. Não é preciso ter conhecimento prévio em audiovisual para participar. As vagas ficam abertas até 30 de agosto.

Os interessados deverão realizar sua inscrição por meio do link: Cultura Sustentável (numenprodutora.com.br). O projeto se dividirá em duas etapas. Na primeira, que acontece entre os dias 02 e 16 de agosto, serão disponibilizadas sete videoaulas, com 08 minutos de duração cada, no canal do YouTube. Os episódios abordam desde a história do cinema às técnicas que podem ser utilizadas na gravação de vídeos com o celular.

A partir da seleção dos alunos, no dia 06 de setembro, começarão as oficinas online, que contarão com aulas virtuais sobre a produção de curtas-metragens documentais, produzidos por smartphones, com temática de sustentabilidade. Após completarem essa etapa, haverá a emissão de certificados. Dos 30 estudantes que participarão dessa parte, cinco terão suas produções selecionadas para serem apresentadas no evento regional do projeto e estarão concorrendo à premiação de um smartphone novo.

O evento regional será realizado através de uma live no YouTube no dia 06 de novembro, e ficará posteriormente disponível no canal do Cultura Sustentável com legendagem descritiva. Como o projeto será disponibilizado também para as cidades de Teresina (PI) e Campo Grande (MS), será realizado um evento nacional, no dia 27 de novembro, com um teaser de todos os vídeos documentais selecionados e a revelação da premiação.

Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Cultura Sustentável é executado pela Numen Produtora, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Timon, e é oferecido pela Aegea Saneamento e Águas de Timon.

O coordenador de operações da Águas de Timon, Tadeu Bezerra, avalia o projeto. “Nosso compromisso é garantir o abastecimento e o tratamento de esgoto na cidade. Mas vamos além. Por meio dos nossos projetos sociais, procuramos contribuir na formação de cidadãos mais conscientes e ativos em relação ao meio ambiente. A oficina audiovisual é uma oportunidade de capacitar os jovens timonenses e, ainda, fomentar a sustentabilidade”, completa.

“A atuação social faz parte da nossa história e do nosso propósito, além de representar um compromisso com a sociedade. Oferecer a oficina é uma forma de valorizar os nossos jovens para que eles sejam amigos do meio ambiente e, ainda, capacitá-los para possíveis oportunidades no mercado de trabalho”, finaliza Bárbara Melo, gerente de sustentabilidade da Águas de Timon.

Timonenses participam de curso gratuito de Instalador Hidráulico

Postado por timon em 29/jul/2021 - Sem Comentários

Iniciativa é patrocinada pela Águas de Timon e parceiros

A dona de casa Maria Natália Santana tem quatro filhos e está desempregada. Com o intuito de gerar renda para a família, ela e outros 59 timonenses estão participando do curso de Instalador Hidráulico, oferecido gratuitamente por meio da parceria entre Águas de Timon, Sebrae, Senai, Sine e Prefeitura de Timon.

“Se está difícil para quem tem estudo, imagine para quem não tem. Por isso, eu sempre quis fazer um curso, mas não tinha condições de pagar. Agora surgiu essa chance e eu aproveitei! Estou muito animada em aprender mais e adquirir uma nova profissão para melhorar minha renda e oferecer melhores oportunidades aos meus filhos”, conta Maria Natália.

Para o professor Kilson Borges, o primeiro passo para melhorar a condição de vida é por meio da educação. “Esses alunos estão buscando conhecimento e, assim, terão uma grande oportunidade na nova profissão, tendo em vista que o mercado de trabalho está muito competitivo e, quem não busca se qualificar, fica para trás”, avalia.

O curso faz parte do projeto Mãos e Obras, tem carga horária de 180 horas e está dividido em duas turmas, nos turnos tarde e noite. As aulas teóricas acontecem na Fundação Cidadania e as aulas práticas serão auxiliadas por operadores da Águas de Timon. No final da ação, os alunos ainda participarão do programa “Começar Bem”, que conta com palestras, cursos, oficinas, ferramentas e aplicativos de negócios para fomentar o empreendedorismo.

De acordo com a gerente de Sustentabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo, o objetivo da ação é formar pessoas capacitadas para realizar serviços dentro da comunidade, além de gerar renda. “Nosso serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto é da porta do morador para fora. Então, iniciamos esse projeto Mãos e Obras para que possamos capacitar profissionais para operar e manusear a rede interna, sendo um suporte a mais para a comunidade e gerando ocupação e renda para as famílias”, finaliza.

Em Timon, jovens são inseridos no mercado de trabalho como aprendizes

Postado por timon em 28/jul/2021 - Sem Comentários

Com o intuito de capacitá-los, a Águas de Timon realiza o III Encontro de Aprendizes

Ser inserido no mercado de trabalho é um dos principais desafios dos jovens. Visando desenvolver potencialidades e proporcionar oportunidades de crescimento, a Águas de Timon conta com jovens aprendizes no quadro de colaboradores da empresa. Para capacitá-los, a concessionária realizará, nesta sexta-feira (30), o III Encontro de Aprendizes, que conta com palestras e rodas de conversa sobre atuação profissional.

O evento faz parte do programa #TamoJuntoNoConhecimento, que prevê a realização de projetos de valorização profissional e aprendizado. “Nós reconhecemos o poder da educação, por isso, faz parte da nossa rotina realizar eventos de capacitação. Essa já é a terceira edição do Encontro de Aprendizes e é muito importante termos esses momentos com nossos jovens porque é ainda uma oportunidade de auxiliá-los na escolha profissional”, declara o diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

A contratação dos jovens se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que define que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

“Trabalhar na Águas de Timon contribui bastante para o meu currículo porque eu não fico presa somente a um setor. Aqui eu consigo aprender diariamente sobre todas as áreas da empresa. É uma verdadeira oportunidade de desenvolvimento que está enriquecendo muito meu conhecimento e qualificação profissional”, avalia a jovem aprendiz da Águas de Timon, Amanda Fonseca, de 18 anos.

Yasmin Brito, de 17 anos, também compartilha dessa experiência. Ela conta que o trabalho na Águas de Timon tem ajudado a decidir sua escolha profissional. “Essa oportunidade está sendo incrível porque estou conseguindo agregar diversos conhecimentos sobre o ambiente profissional. Isso tem me ajudado a ter uma visão mais ampla de trabalho, além de me auxiliar a definir a escolha profissional pois, além de aperfeiçoar as minhas responsabilidades, também me ajuda a superar desafios e ter certezas das minhas escolhas”, finaliza a jovem.

Sugestão de pauta
III Encontro de Aprendizes
Quando? Dia 30, das 15h às 17h
Onde? ETA Sul (R. D, s/n – Distrito Industrial)

Em Timon, obras de esgoto acontecem na Avenida Luís Firmino

Postado por timon em 27/jul/2021 - Sem Comentários

As obras de implantação da rede de esgoto seguem acontecendo na Avenida Luís Firmino, em Timon. Além disso, as equipes também iniciaram os serviços nas ruas 16 e São Judas. Esses pontos são realizados por trechos, a fim de minimizar os impactos no trânsito.

“Toda semana, atualizamos o cronograma de obras, pois trabalhamos implantando a rede por trecho. Isso significa que, diariamente, desobstruímos a via, com o intuito de não causar transtorno aos moradores”, acrescenta o coordenador de operações da Águas de Timon, Tadeu Bezerra.

A obra trará benefícios a longo prazo. Com o esgotamento sanitário, a cidade ganha com valorização imobiliária, preservação dos recursos naturais e, sobretudo, com mais saúde e qualidade de vida aos moradores.

Confira o cronograma das obras:
Terça-feira, dia 27
Av. Luís Firmino, Rua 03 e Rua Sebastião Saraiva
Rua 16, entre a Rua São Judas e Av. Melvin Jones
Rua São Judas, entre Rua 16 e Rua 15
Quarta-feira, dia 28:
Av. Luiz Firmino, entre Rua 20 e Rua Beco um
Rua 15, entre a Av. Circular e Rua São João
Rua São Judas, entre a Rua 15 e Rua 14
Quinta-feira, dia 29:
Av. Luiz Firmino, entre a Rua Beco um e Rua 19
Rua São Judas, entre a Rua 14 e Rua 13
Rua São Judas, entre a Rua 13 e Rua Jose Constancio

Timon Saneada II

O Timon Saneada II reúne investimentos em esgotamento sanitário no município, transformando a cidade em referência de saneamento básico no Maranhão. O programa prevê a construção da estação de tratamento de esgoto (ETE) na comunidade Piranhas, zona rural da cidade; e da Elevatória de Esgoto no bairro Parque Piauí. As ações não param por aí. O programa também contempla a implantação de mais de 30 mil metros de rede de esgoto, e mil metros de linha de recalque.

Implantação de 12 mil metros de rede é realizada em áreas recém regularizadas de Timon

Postado por timon em 26/jul/2021 - Sem Comentários

Mais de mil famílias timonenses passaram a receber água tratada com qualidade e regularidade em suas torneiras. É que a Águas de Timon realizou a implantação de cerca de 12 mil metros de rede de distribuição de água em áreas recém regularizadas, beneficiando os residenciais Júlia Almeida, Cidade Nova, Cidade de Deus e Vila União.

De acordo com o coordenador de operações da Águas de Timon, Tadeu Bezerra, o objetivo da ação é promover dignidade por meio do acesso à água tratada. “Trabalhamos no sentido de acompanhar o crescimento populacional do município, contemplando, assim, as áreas recém regularizadas. Nosso propósito é promover mais dignidade, saúde e qualidade de vida aos timonenses”, completa.

Os investimentos no saneamento básico em Timon seguem intensos neste segundo semestre de 2021 e a concessionária realiza a implantação de mais de 4 mil metros de rede de água no bairro Vila Bandeirante. A ação será finalizada ainda neste ano, beneficiando mais de 250 moradores.

Timon Saneada II: implantação de rede de esgoto acontece na Avenida Luís Firmino e na Rua São João

Postado por timon em 21/jul/2021 - Sem Comentários

Mais de 30 mil metros de rede de esgoto estão sendo implantados em Timon, beneficiando 22 mil pessoas. Esta semana, as obras seguem na Avenida Luís Firmino, no bairro Vila Angélica; e na Rua São João, localizada no bairro São Benedito.

A ação faz parte do programa Timon Saneada II, que reúne investimentos em esgotamento sanitário no município, transformando a cidade em referência de saneamento básico no Maranhão. Em apenas um ano, a cobertura de esgoto em Timon saltará de 3% para 33%.

Durante as obras, a Águas de Timon orienta sobre a eventual necessidade de retirada de veículos e reforça ainda que os moradores utilizem rotas de trânsito alternativas.

Confira o cronograma das obras:

Quarta-feira, dia 21:
Av. Luís Firmino, entre Rua 3 e Rua 19
Rua São João, entre Rua 13 e Rua 14
Quinta-feira, dia 22:
Av. Luís Firmino, entre Rua 18 e Rua 19
Rua São João, entre Rua 14 e Rua 15
Sexta-feira, dia 23:
Rua São João, entre Rua 15 e Rua 16

Pobreza amplia falta de acesso aos serviços de saneamento no Brasil, segundo estudo

Postado por timon em 20/jul/2021 - Sem Comentários

Com abastecimento de água universalizado desde 2015, Timon apresenta realidade diferente de muitos municípios brasileiros

Uma em cada quatro famílias brasileiras pertence à classe de renda de até R$ 1,9 mil mensal, que é a mais prejudicada no acesso ao saneamento básico. Segundo o estudo “As Despesas da Família Brasileira com Água Tratada e Coleta de Esgoto”, feito com base em dados de 2018 pelo Instituto Trata Brasil, 60% das famílias nessa mesma faixa de renda no Brasil não têm acesso à coleta de esgoto e 45,8% não têm acesso regular à água tratada.

Em Timon, cerca de 40 mil famílias têm rendimento médio mensal de até dois salários mínimos, de acordo com dados do IBGE. Mas a realidade na cidade é bem diferente da apontada no estudo. Hoje, 100% da zona urbana da cidade tem acesso à água tratada. A universalização do abastecimento aconteceu ainda em 2015, no primeiro ano de atividade da Águas de Timon, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município.

“O acesso à água tratada com qualidade e regularidade significa mais dignidade e cidadania aos moradores. Principalmente nesse período de combate ao coronavírus, reforçamos o nosso compromisso em garantir saúde e qualidade de vida aos timonenses. Hoje, chega água tratada em todas as torneiras da zona urbana do município. E muito ainda será feito”, declara o diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

Durante esse ano, a empresa está realizando investimentos em esgotamento sanitário. Com o programa Timon Saneada II, haverá a ampliação de 3% para 33% na cobertura de esgoto do município até o ano de 2022, beneficiando diretamente 22 mil pessoas. Nessa primeira etapa, o programa prevê a construção de uma Elevatória de Esgoto, uma Estação de Tratamento de Esgoto e a realização de 7.575 novas ligações ao sistema, além da implantação de 33.000 metros de rede coletora e de 1.100 metros de linha de recalque.

A meta é que, até 2026, toda a zona urbana do município tenha tratamento de esgoto, com um investimento total de R$ 168 milhões. “Como embaixadores da saúde, nosso objetivo é trabalhar continuamente para assegurar o bem-estar do município, contribuindo com valorização imobiliária, incentivo ao turismo, preservação dos recursos naturais e, sobretudo, com a saúde da população. A ampliação da cobertura de esgoto é o caminho certo para Timon se tornar referência em saneamento no Maranhão”, finaliza Jacy Prado.

Inscrições abertas para projeto que capacita alunos da rede pública de Timon

Postado por timon em 16/jul/2021 - Sem Comentários

Ação é patrocinada pela concessionária Águas de Timon, do grupo Aegea Saneamento

Estão abertas até o dia 04 de agosto as inscrições para o projeto Pioneiros, promovido pela Águas de Timon com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões. Nesta terceira edição da iniciativa, poderão participar alunos do ensino médio de escolas públicas do município timonense.

De forma prática, os jovens irão aprender sobre diferentes áreas da empresa e sobre os serviços de infraestrutura e saneamento básico, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação dos estudantes. Entre as atividades, constam workshops e palestras online com profissionais da empresa, além de visitas em instalações e atividades programadas em campo.

Serão doze encontros online com os gestores da Águas de Timon, com carga horária total de 48 horas. O novo formato se deve às orientações de distanciamento social em função da pandemia de Covid-19. Nos workshops e palestras, serão abordados temas como: Liderança e Protagonismo, Visão Geral do Saneamento Básico, Dicas para Falar Bem em Público, Como Elaborar um Projeto, entre outros assuntos.

Durante os encontros, os alunos selecionados terão a oportunidade de conhecer diferentes profissões e carreiras de forma aplicada, a estrutura organizacional dos setores dos gestores, o ambiente corporativo e fatores relevantes na busca de resultados como liderança, trabalho em equipe e gestão.

“Essa é a terceira vez que estamos realizando o projeto no município e já tivemos excelentes resultados. Os alunos representantes de Timon foram finalistas nas últimas edições nacionais dentro do grupo Aegea, concorrendo com estudantes de todo o Brasil. Nossa intenção é oferecer oportunidade aos jovens timonenses, para que possam desenvolver seus talentos e habilidades”, completa a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo.

O Projeto Pioneiros visa ainda contribuir para a redução da evasão escolar no ensino médio, já que a participação do aluno fica condicionada à frequência na sua instituição de ensino. Além de estimular a visão social do aluno na identificação e integração com os conhecimentos obtidos em seu processo de aprendizagem e desenvolver conceitos de cidadania e inclusão social por meio do saneamento e seus benefícios.

Inscrições
Poderão participar alunos do ensino médio regular, matriculados nas escolas da rede pública de Timon. O aluno deverá residir no município onde está localizada a operação durante todo o período do projeto, inclusive na fase final de premiação nacional.

A ficha de inscrição, o regulamento e todos os documentos necessários para participar do projeto estão disponíveis no site: https://www.aguasdetimon.com.br/documentos/. As inscrições seguem até o dia 04 de agosto.

O resultado será divulgado no site da Águas de Timon e por meio de contato telefônico com os selecionados.

Mais de 4 mil famílias recebem 50% de desconto na conta de água em Timon

Postado por timon em 15/jul/2021 - Sem Comentários

O benefício é concedido pela Águas de Timon a partir do projeto Tarifa Social

Em Timon, 4.133 famílias estão inscritas na Tarifa Social, importante instrumento para garantir acesso à água tratada e de qualidade aos moradores carentes do município. Por meio dele, os usuários recebem desconto de 50% no valor mensal da fatura de água. Neste segundo semestre, a Águas de Timon avançará no cadastro de novas famílias com a realização de mutirões e parcerias com órgãos públicos municipais.

“Especialmente neste período de pandemia do novo coronavírus, o acesso ao saneamento básico é fundamental para combater a transmissão da Covid-19. Nosso propósito é trabalhar para que mais famílias tenham acesso à água tratada. A partir da Tarifa Social, conseguimos ampliar esse serviço aos moradores de baixa renda, dando mais dignidade e saúde para a população”, destaca a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo.

Para ter acesso à Tarifa Social, a família deve preencher aos seguintes requisitos: ter economia obrigatoriamente classificada como residencial; consumir no máximo 20 m³ de água (20 mil litros) por mês; não ultrapassar em 200 Kwh/ mês o consumo de energia elétrica; possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo; ser inscrito no Cadastro Único para programas sociais (Cadúnico); não possuir fonte alternativa de água; ser proprietário de um único imóvel; além de não possuir débitos com a Águas de Timon.

Os interessados em solicitar o benefício devem ser o titular da matrícula e apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF, Cartão Cidadão ou Número de Identificação Social (NIS), conta de água e de energia atualizada, Carteira de Trabalho e Previdência Social; documento do imóvel (se for alugado: declaração ou contrato de aluguel; se for próprio: registro do imóvel ou carta de aforamento; no caso de imóvel financiado: contrato de financiamento). Em caso de doença crônica, o usuário deverá apresentar laudo médico.

O cadastro da Tarifa Social pode ser realizado na loja de atendimento da Águas de Timon, localizada na avenida Presidente Médici, 718, Parque Piauí. Ou por meio do 0800 595 8888 ou, ainda, pelo WhatsApp (86) 98166-8888.