Postado por timon em 28/jun/2024 - Sem Comentários
Timon (MA) avança significativamente na melhoria da infraestrutura de saneamento básico, proporcionando impactos positivos na qualidade de vida dos moradores. De acordo com o mais recente levantamento realizado pelo Painel do Saneamento Brasil, o índice de internações por doenças de veiculação hídrica reduziu 80% (entre os anos de 2015 e 2022). Desde os investimentos realizados pela concessão Águas de Timon, percebe-se a evolução da qualidade de vida dos timonenses.
Ainda sobre o Painel do Saneamento Brasil, no mesmo período, destaca-se uma queda no índice de internação de 73%, demonstrando uma redução significativa para a gestão municipal. É uma economia que pode ser revestida em outras áreas essenciais para a população como educação, esporte e lazer. Os indicadores do Painel também mostram que, entre 2015 e 2022, o número de internações por diarreia em Timon apresentou redução de 78%, segundo os indicadores.
Os investimentos da Águas de Timon, empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e de esgoto na zona urbana da cidade, contribuíram para a promoção da saúde pública, além da melhoria do bem-estar dos timonenses. “É perceptível a melhoria dos índices de saúde, principalmente sobre a redução de internações hospitalares. Além disso, gera impacto nos indicadores socioeconômicos, como o crescimento de emprego e renda, avanço na educação e na valorização imobiliária”, afirma Renee Chaveiro, diretor-executivo da Águas de Timon.
A população já entende a importância do sistema de esgotamento sanitário da cidade para a saúde da família, como é o caso da dona de casa Tacya Aguiar, que mora no bairro Miguel Arraes, e fez a sua conexão à rede de esgoto. “Tenho minha casa conectada e, hoje, não convivemos com esgoto a céu aberto e temos a garantia de ter saúde, sem ficarmos expostos as diversas doença”, declara.
Sobre os avanços do saneamento em Timon
A Águas de Timon, universalizou o acesso à água na zona urbana com um ano de atuação em 2016. O município não contava com abastecimento regular de água, nem coleta e tratamento de esgoto, antes da chegada da concessionária. Desde 2022, a empresa tem investido de forma robusta na infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto que hoje conta com 46% de cobertura em esgotamento sanitário, compreendendo um sistema de mais de 272 km de rede de esgoto instalada em mais de 20 bairros da cidade.
Postado por timon em 25/jun/2024 - Sem Comentários
“Com o acesso adequado ao serviço de coleta e tratamento do esgoto, eu tenho a oportunidade de saber que meus três filhos não ficam mais doentes e não estão expostos a situações que possam deixá-los doentes como dengue, diarreia.” Esse é o relato da Valquires Lima, moradora do bairro Miguel Arraes e que hoje vive em um bairro que tem acesso à água de qualidade e coleta de esgoto adequada.
Além da Valquires, muitos outros timonenses tiveram suas realidades transformada pelas obras da Águas de Timon nos últimos anos. Já são mais de vinte bairros que contam com rede de esgoto disponível, abrangendo a cobertura de 46% da zona urbana da cidade. A expansão da rede de esgotamento sanitário traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar da população. Além de reduzir a incidência de doenças transmitidas pela água e pelo contato com esgoto a céu aberto, como a dengue, diarreia e leptospirose, a coleta e tratamento adequados do esgoto ajudam a preservar o meio ambiente, evitando a contaminação de rios e solos.
“A melhoria no saneamento básico é um dos pilares para a qualidade de vida e desenvolvimento sustentável de qualquer cidade. Em Timon, temos trabalhado incansavelmente para ampliar a cobertura de esgoto e garantir que cada vez mais famílias tenham acesso a esse serviço essencial,” afirma Guilherme Coeli, gerente de operações da Águas de Timon.
Além dos impactos na saúde pública, a infraestrutura de esgotamento sanitário também contribui para a valorização dos imóveis e para o desenvolvimento econômico local. Bairros que antes enfrentavam problemas com esgoto a céu aberto agora são vistos como áreas mais seguras e atraentes para novos investimentos.
Confira abaixo o cronograma completo de obras de 24 a 28 de junho
Implantação de rede de esgoto – Bairro Parque Piauí
Bairro Parque Piauí
Rua Luís Pires Sá -Entre as Ruas José Antônio Marques e José Inácio da Silva Filho
Rua Luís Pires Sá – Entre as Ruas José Inácio da Silva Filho e Rua Henrique Pereira de Souza
Rua Henrique Pereira de Souza- Entre a Avenida Teresina e Rua Belarmino
Rua Henrique Pereira de Souza- Entre as Rua Belarmino e Rua Filomena Martins
Visitas de agentes socioambientais
Bairro Parque Piauí
Responsabilidade Social
Mutirão de tarifa social no Centro de Atenção Especializada Materno Infantil- CAEMI (27/06) às 9h e visita às obras de esgotamento
Postado por timon em 20/jun/2024 - Sem Comentários
Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará no município de Timon (MA), na Praça São José, entre os dias 27 e 30 de junho, em comemoração alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Na quinta-feira (27/6) e na sexta-feira (28/6), o atendimento será restrito às escolas, mediante agendamento. No sábado (29/6) e no domingo (30/6), a exposição ficará aberta ao público em geral, das 16h às 20h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece sábado e domingo (dias 29/6 e 30/6), às 20h. A entrada é gratuita.
O projeto “Olho D’água” é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas de Timon e apoio da Prefeitura de Timon e Secretaria Municipal de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.
Mostra de Cinema
Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.
“Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
Diferentes locais do Brasil
O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará e Piauí. Passará, ainda, até o segundo semestre de 2024, além do Maranhão, por Pará e Amazonas.
“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.
PROGRAMAÇÃO
Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Local: Praça São José, em Timon/MA
Quinta-feira (27/6) e sexta-feira (28/6)
Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento
Sábado (29/6) e domingo (30/6)
Exposição: das 16h às 20h
Cinema ao ar livre: 20h
SERVIÇO
Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do projeto: https://www.olhodagua.art.br/. O Instagram é @expo_olhodagua e o Facebook é https://www.facebook.com/expoolhodagua
Postado por timon em 19/jun/2024 - Sem Comentários
A melhoria no sistema de esgoto que a Águas de Timon vem promovendo continuamente contribui de maneira significativa para a melhoria da saúde, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos os moradores com a redução, principalmente, de doenças de veiculação hídrica. A prevenção de doenças não só salva vidas, mas também reduz os custos com tratamentos médicos e internações, beneficiando toda a comunidade. Em último levantamento realizado pelo Painel do Saneamento Brasil, a incidência de internações totais por doenças de veiculação hídrica (internações por 10 mil habitantes) em Timon reduziu do índice de 17,10 em 2015 para 3,38 em 2022.
Contribuindo com esse cenário positivo para saúde pública, desde 2021 a Águas de Timon tem investido ativamente na ampliação do sistema de esgotamento sanitário. O índice de cobertura da cidade até então era de 3% e saltou para 46% em 2024, possibilitados por meio dos investimentos na coleta e tratamento de esgoto, que hoje beneficiam mais de vinte bairros pela zona urbana.
Dados da OMS revelam que a cada R$ 1 real investido em saneamento, economizam-se R$ 4 reais em saúde pública no que diz respeito a internações e gastos gerais, o que destaca a importância de uma coleta e tratamento de esgoto adequada para a manutenção da saúde da população. Entre as doenças evitáveis pelo saneamento adequado estão a diarreia, hepatite A, cólera, febre tifoide e esquistossomose.
“O saneamento não é apenas uma questão de infraestrutura, mas de dignidade e qualidade de vida. E cada dia que passa os números vão sendo ampliados, comprovando os efeitos positivos do saneamento para vida do timonense. Garantir que nossos cidadãos, especialmente crianças e idosos, tenham acesso a um sistema de esgoto adequado é fundamental para prevenir doenças e garantir mais dignidade” destaca Renee Chaveiro, diretor executivo da Águas de Timon.
A concessionária segue com vários canteiros de obras nas ruas de Timon, especificamente no bairro Parque Piauí. A empresa também continua realizando semanalmente visitas porta a porta de agentes socioambientais com o objetivo de sensibilizar os moradores acerca da importância do saneamento básico para a saúde pública.
Confira abaixo o Cronograma de Obras de 17 a 22 de junho
Implantação de rede de esgoto – Bairro Parque Piauí
Rua José Inácio da Silva ( Rua 07) – Entre as ruas Rua Belarmino e Rua Filomena Martin
Rua José Inácio da Silva ( Rua 07) – Entre as ruas Rua Belarmino e Rua Luís Pires de Sá
Rua Antônio Marques – Entre as ruas Luís Pires de Sá e Rua Marco Batista da Silva
Rua Marco Batista da Silva – Entre a Avenida Presidente Médici e a rua Antônio Marques
Rua Luís Pires de Sá – Entre as ruas José Inácio da Silva Filho e Rua Henrique Pereira de Sousa
Visitas de agentes socioambientais
Bairro Parque Piauí
Responsabilidade Social
Visita às obras de esgotamento sanitário no Parque Piauí
Postado por timon em 13/jun/2024 - Sem Comentários
A Águas de Timon, empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto na zona urbana da cidade maranhense, estimula o desenvolvimento social das comunidades por meio do projeto Jovem Promessa. A iniciativa trabalha com o ensino gratuito do badminton para cerca de 80 crianças e jovens de 6 a 17 anos de escolas públicas.
As aulas de badminton são ministradas duas vezes por semana, no contraturno escolar, para que não interfira nas aulas regulares. O projeto é uma oportunidade de integrar esporte e educação, além de estimular as habilidades físicas e mentais dos jovens. Os treinos acontecem na Fundação Cidadania, localizada no Parque União, em Timon.
Para o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Gabriel Barbosa, investir em atividades esportivas promove a inclusão social. “O esporte na vida dos jovens é fundamental e, ao apoiar o projeto Jovem Promessa, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos timonenses”, destaca.
Segundo o coordenador do Instituto Jovem Promessa, Leonardo Costa, a iniciativa, patrocinada pela Águas de Timon, é uma atividade social que vem movimentando a vida das comunidades. “Já recebemos relatos positivos dos pais, sobretudo, acerca da melhora do comportamento dos jovens seja em casa, ou na escola. Com a prática esportiva, estimulamos a noção de disciplina para além do esporte”, afirma.
A cabeleireira Elisvânia Santos, mãe da aluna de badminton Lara Heloysa Santos, 13 anos, avalia o projeto e também o desenvolvimento da sua filha durante os treinos. “Tenho boas expectativas, acredito que ela pode crescer nesse esporte e até competir profissionalmente no futuro. As aulas são ótimas e estou feliz saber que ela está gostando da forma de aprendizagem”, explica.
O projeto Jovem Promessa é patrocinado pela Águas de Timon, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, apoio da Fundação Cidadania e da Prefeitura Municipal de Timon.
Postado por timon em 10/jun/2024 - Sem Comentários
Desde 2022, Timon tem alcançado avanços significativos em infraestrutura de saneamento, especialmente no que se refere à coleta e tratamento de esgoto. Graças aos investimentos da concessionária Águas de Timon, a cobertura de esgoto da cidade saltou de 3% em 2022 para 46% em 2024, atendendo à área urbana da cidade. Esse cenário positivo alcançado contribui para a promoção da saúde pública e para a melhoria da qualidade de vida dos timonenses.
Quando são feitos investimentos em saneamento básico, os retornos aparecem também na área da saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 1 real investido em saneamento, economizam-se 4 reais em saúde pública, evidenciando que o saneamento cria uma barreira sanitária entre o indivíduo e o meio ambiente, gerando um ponto de defesa preventiva para criar um ambiente saudável para a população.
O serviço de coleta e o tratamento de esgoto promovem economia para os serviços de atenção e atendimento médio, auxiliando na redução da fila de serviços de saúde e promovendo a redução dos casos de doenças diversas, infecciosas e parasitárias presentes em um cenário com falta de saneamento básico. Dados revelam, nacionalmente, um cenário de atenção. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2022, 90 milhões de brasileiros (44,5% da população) ainda não têm acesso à rede de coleta e tratamento de esgoto e que o Brasil teve mais de 197 mil internações por doenças de veiculação hídrica. Portanto, Timon está acima da média nacional e os reflexos na qualidade de vida dos timonenses também já começam a aparecer.
“Ter acesso ao ciclo do saneamento em sua estrutura completa é essencial para uma comunidade mais saudável, equilibrada e com melhor expectativa de vida. Retirar os esgotos a céu aberto e tratar o esgoto é fundamental para que Timon amplie sua qualidade de vida e se torne uma cidade cada vez mais saneada, com menos doenças, mais rios protegidos e dignidade para os timonenses,” destaca Guilherme Coeli, gerente de operações da Águas de Timon.
Confira abaixo o cronograma completo de Obras – 10 a 16 de junho
Implantação de rede de esgoto
Bairro Parque Piauí – Rua Antônio Marques
Agentes socioambientais
Bairro Parque Piauí
Responsabilidade social
Visitas às obras de esgotamento
Postado por timon em 05/jun/2024 - Sem Comentários
Os avanços em saneamento básico são essenciais para preservar o meio ambiente e, consequentemente, melhorar a saúde e qualidade de vida de toda a população. Atuando há nove anos no município, a Águas de Timon tem transformado o saneamento do município, promovendo o acesso à água de qualidade através da universalização. Atualmente, o foco do trabalho da concessionária está na ampliação da rede de esgoto, garantindo uma realidade mais saudável e sustentável para Timon.
Desde 2022, a concessionária tem investindo de forma robusta na infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto que hoje conta com 46% de cobertura em esgotamento sanitário, compreendendo um sistema de mais de 272 km de rede de esgoto instalada em 20 bairros da cidade, que junto a 3 estações de tratamento de esgoto e 8 elevatórias, promove o ecossistema que atende a coleta, afastamento e tratamento do esgoto gerado na casa do timonense que tem rede disponível instalada pela concessionária em sua rua ou região.
Um dos timonenses beneficiados é o pescador Fancisco da Chagas Ferreira, que sabe bem dessa realidade. Seu sustento está diretamente ligado ao tratamento do esgoto que é lançado no rio que banha a cidade, o Rio Parnaíba. “Pesco aqui tem 42 anos e o rio é minha paixão, minha vida. É perceptível a melhoria que teve nele nos últimos anos, tem mais peixe, tem mais animal na beira, o rio tá vivo e isso é parte do cuidado que a gente tem e que o tratamento de esgoto feito pela Águas de Timon promove”, relata.
Toda essa estrutura é um serviço vital que visa usar de forma eficiente um recurso tão essencial e limitado como a água e conservar os rios e florestas através do tratamento adequado de esgoto. De maneira direta, a cadeia de saneamento começa com a captação em reservatórios de água, onde ocorre o tratamento e distribuição aos pontos de consumo, sejam eles residenciais ou industriais. Em seguida, o descarte é feito em uma rede de esgoto, direcionando os resíduos para tratamento. O ciclo se completa quando o efluente tratado é reintegrado ao ciclo natural.
Renee Chaveiro é diretor executivo da concessionária e destaca do papel da Águas de Timon na proteção da fauna e da flora presente na região de Timon. “Avançamos diariamente com o esgotamento sanitário e sabemos que o processo de tratar o esgoto gerado é cuidar e preservar o meio ambiente. Com esse serviço garantimos melhoria na saúde pública, e protegemos o solo e os mananciais que cercam a cidade. É um trabalho que nos orgulha, nos motiva a cuidar cada vez mais dos timonenses com um saneamento básico de referência” destaca.
Postado por timon em 04/jun/2024 - Sem Comentários
Timon, 3 de junho de 2024 – Timon continua a avançar no saneamento básico, expandindo significativamente sua infraestrutura de esgotamento sanitário realizada pela Águas de Timon. Os investimentos da concessionária têm aumento na cobertura de esgoto, que em junho alcançou 46% na zona urbana da cidade. Nesta semana, o cronograma de obras engloba ações e melhorias no bairro Parque Piauí com
implantação de rede de esgoto.
O serviço de coleta e tratamento de esgoto tem sido essencial para a melhoria da qualidade de vida, proporcionando benefícios significativos para a saúde pública, o meio ambiente e o desenvolvimento urbano. Esses avanços tornam Timon uma cidade com cada vez menos esgoto a céu aberto e mais qualidade de vida assegurada aos seus moradores.
Cidades que avançam na infraestrutura de esgotamento são mais atrativas para investidores, resultando em maior valorização imobiliária, desenvolvimento econômico e oportunidades de geração de renda e emprego. Os benefícios ambientais também são de grande importância, pois sistemas de esgotamento sanitário bem estruturados impedem que resíduos não tratados sejam despejados em rios, lagos e outros corpos d’água. Isso é crucial para a preservação dos ecossistemas aquáticos e para a manutenção da qualidade da água potável.
“Todo esse ecossistema de estruturas construídas para o avanço da coleta e tratamento de esgoto em Timon, permitirá que, em breve, a cidade se torne referência no Nordeste em saneamento básico. Além disso, a cidade também tende a alcançar melhores índices gradativamente na educação e na saúde, valorização imobiliária e aumento da qualidade de vida do timonense garantida por meio do esgotamento sanitário”, destaca Guilherme Coeli, gerente de operações da Águas de Timon.
SERVIÇO
Cronograma de Obras Águas de Timon – 03 a 08 de junho de 2024
Implantação de rede de esgoto: Bairro Parque Piauí, na Avenida Vitorino de Assunção
e nas ruas 15, 16 e 17
Visita de agentes socioambientais: Bairro Parque Piauí
Responsabilidade Social: Visita às obras de esgotamento sanitário