Notícias
A Águas de Timon segue realizando ações para manter a qualidade da água distribuída no município. Por meio do Jar-Test, a concessionária realiza a simulação dos processos de tratamento de água. O equipamento é responsável por otimizar a dosagem de produto químico com o intuito de melhorar a performance da Estação de Tratamento de Água (ETA-Parnaíba).
“O aparelho é utilizado para determinar o ponto ideal de floculação com os produtos químicos a serem empregados na água. Assim, o Jar-Test reduz custos minimizando o desperdício e auxilia a controlar as variações de turbidez, que é a quantidade de partículas em suspensão na água”, esclarece o supervisor da ETA-Parnaíba, Renato Oliveira.
A floculação é uma das etapas de tratamento de água. Durante esse processo, as partículas presentes na água se juntam e formam flocos maiores, facilitando sua purificação. Assim, operadores da ETA-Parnaíba realizam o procedimento em Jar-Test duas vezes ao dia.
Ainda com o intuito de garantir a qualidade, a Águas de Timon realiza 4 mil análises mensais na água. Nos testes, são analisados turbidez, cloro residual livre (CRL), cor, coliformes totais (CT), Ph e Escherichia Coli (E. Coli), em padrões definidos pela PRC nº 5 de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde.