Notícias

Ver notícia

O tratamento do esgoto produzido numa cidade é fundamental para a saúde e qualidade de vida da população, reduzindo de forma significativa as doenças causadas por veiculação hídrica. No Brasil, os dados revelam um cenário que ainda precisa evoluir. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 52,36% da população possui acesso à coleta de esgoto. Isso significa que cerca de 100 milhões de brasileiros não têm acesso a esse serviço básico. Além disso, somente 46% dos esgotos do país que são gerados são tratados.

Em Timon, as perspectivas de evolução tendem ser melhores que a média nacional. A Águas de Timon intensifica a construção da terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. A ETE será responsável pelo recebimento do esgoto coletado a partir das redes de esgoto instaladas e por promover o tratamento adequado, sendo a última e uma das mais importantes do esgotamento sanitário. Uma ETE é fundamental para que os efluentes retornem para a natureza despoluídos, preservando os corpos hídricos.

“O processo de tratamento do esgoto é essencial para a melhoria da qualidade de vida e da preservação ambiental. A rede de esgotamento sanitário que estamos implantando junto com a Estação de Tratamento de Esgoto busca essencialmente manter o desenvolvimento sustentável do ciclo da água, no qual o esgoto tem suas cargas poluentes removidas e é devolvido ao rio em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental, garantindo saneamento de qualidade para todos’’, destaca o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.

A nova ETE contará na sua estrutura com processo de tratamento preliminar completo, além de processo secundário biológico misto, os quais, em conjunto, alcançam uma eficiência até 95% no tratamento.
De forma integrada, contará também com as as etapas de gradeamento, filtração, decantação, desaneração, desinfecção, que são essenciais para remoção de resíduos sólidos, areia, óleos e gorduras que chegam junto com o esgoto da cidade ajudando no ciclo de tratamento do esgoto gerado em Timon.

Timon Saneada 2

A obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) faz parte do programa Timon Saneada 2. Simultâneo à construção da ETE, a Águas de Timon realiza até o dia 23 de abril obras de rede coletora de esgoto na avenida Carlos Jansen, com foco na interligação de linha de recalque. Saúde, qualidade de vida e valorização imobiliária são os principais benefícios que o esgotamento sanitário trará para Timon, que dará um salto de 3% para 33% na cobertura de esgoto ainda este semestre. Confira cronograma detalhado de linha de recalque.

Terça-feira (19/04): obra na avenida Carlos Jansen
Quarta-feira (20/04): obra na Avenida Carlos Jansen
Sexta-feira (22/04): obra na avenida Carlos Jansen
Sábado (23/04): obra na avenida Carlos Jansen

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Timon oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.