Notícias

Ver notícia

“A gente fica feliz com essa nova escola. Dá mais vontade de aprender e ajuda a gente a acreditar em um futuro ainda mais incrível para nós alunos. Obrigada a quem ajudou a tornar esse sonho uma realidade’’. Foi com essa fala que a representante dos alunos e também aluna da escola, a estudante Lia Raquel, falou sobre a emoção de participar da inauguração da escola Norberto Moreira Lima inaugurada nesta sexta (04) pela Águas de Timon e Prefeitura Municipal, na comunidade Piranhas, zona rural.

Sentimentos como esse, que renovam o cenário da educação e da qualidade de vida dos timonenses, marcaram a solenidade de inauguração. O evento foi realizado pela Águas de Timon juntamente com a Prefeitura Municipal e contou com presença de diversos populares, alunos da escola, moradores da região, representantes da Prefeitura de Timon, da Câmara de Vereadores e demais órgãos municipais.

A nova estrutura da escola atende às recomendações técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), possui acessibilidade para alunos e funcionários e conta com todas as salas climatizadas, com três banheiros, sendo um adaptado; cantina, depósito, diretoria, seis salas de estudo, sala de informática, sala de multimídia, pátio coberto e horta comunitária. As aulas serão ministradas aos alunos do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano. Com mais de cinco mil metros quadrados, a escola terá capacidade para 166 alunos, na faixa etária de 6 a 14 anos, e representa um novo marco para a educação das crianças da comunidade Piranhas.

“Sou diretora hâ quase 9 anos da mesma escola e pude acompanhar a antiga sede e agora posso compartilhar dessa felicidade em ter uma nova estrutura da nossa querida escola. É a realização de sonho que sempre acreditamos e que agora é realidade. Estamos com muitas expectativas para o aprendizado destas crianças da comunidade, que querem aprender e agora terão uma estrutura incrível para aprenderem e isso é uma ótima esperança para o futuro. Agradecemos muito à Prefeitura de Timon e à Águas de Timon pelo esforço em realizar esse sonho,‘’ destacou a diretora Leonara Lima Farias.

A nova sede da escola faz parte de uma contrapartida social da concessionária, substituindo a antiga edificação escolar que era localizada na área onde hoje está sendo construída uma nova e a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para o município, na comunidade Piranhas. O investimento faz parte das obras do programa Timon Saneada 2.

Durante a solenidade, o diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado, destacou o esforço dos envolvidos e da entrega significativa desta escola para o município. “Esse é um momento especial para a Águas de Timon, que celebra, neste dia, a entrega desta escola que tanto vai ajudar na educação das crianças aqui da região. É um presente especial que a concessionária entrega para a população de Timon, pensando em um futuro com mais educação, com mais valores sustentáveis e que se integra às grandes transformações que a empresa já entrega com as obras de saneamento básico, buscando ampliar qualidade de vida e saúde de todos’’, destaca o presidente.

Na ocasião, também foi entregue uma horta comunitária para os alunos da escola, chamada Cantinho Verde, com plantio de tomates, cebolas, coentro, cheiro verde, dentre vários outros. A horta comunitária tem um caráter sustentável inserido em sua estrutura, pois a água que será utilizada para irrigação é advinda da água dos splits (climatizadores da escola), gerando uma cadeia de reaproveitamento da água e sustentabilidade inserido na horta.

A escola traz uma representatividade importante para o município e para as crianças que utilizarão o espaço, pensando para ser um ambiente que carregue mensagens de sustentabilidade, saneamento, símbolos do cuidado com a natureza, seus recursos naturais, influenciando positivamente a aprendizagem destes jovens no dia a dia do ensino, além de homenagear o saudoso Norberto Lima, nascido em 1947 na localidade Barra das Pombas, zona rural do município, que exerceu a atividade de professor na zona rural da cidade a alguns anos atrás e ajudou na educação de muitas crianças.

A prefeita Dinair Veloso destacou o empenho da Aguás de Timon e o que a escola representa para educação de Timon. ‘’São melhorias para a cidade com projetos sociais, saneamento e educação juntos. Foram vários os desafios do projeto da escola e hoje concretizamos a entrega dessa grande escola para a comunidade Piranhas que trará novas oportunidades para as crianças e a esperança de um futuro melhor que caminha junto com a sustentabilidade”, destacou a prefeita.

Sobre o programa Timon Saneada 2

Com o programa, que atua na implantação de mais de 30 mil metros de rede de esgoto no município, a revitalização de mais de 40 km de rede já existentes, na construção de uma nova estação de tratamento e também de uma elevatória de esgoto, Timon saltará de 3% para 33% na cobertura de esgotamento sanitário ainda este ano. Foram investidos em 2021 aproximadamente R$ 37 milhões de reais em obras e melhorias e a expectativa da concessionária é investir ao todo R$ 168 milhões em obras até 2026, tornando a cidade uma referência em saneamento no estado do Maranhão, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento.

 

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Timon oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.