Notícias

Ver notícia

“A gente se diverte praticando esporte, realizando competições, aprende sobre o meio ambiente, sustentabilidade e saneamento, além de conseguir fortalecer valores e fazer mais amigos”, relata Giovane Samuel, que tem 11 anos e mora no bairro Santo Antônio, zona urbana de Timon. Ele é um dos 166 participantes do projeto “Desvendar Esporte”, que acontece desde o início do ano na cidade com o patrocínio da Águas de Timon e parceria do Instituto Incentivar.

A iniciativa promove a prática do atletismo e a sustentabilidade de maneira inclusiva com alunos de cinco escolas públicas do município, visando trabalhar a sociabilidade e promover o desenvolvimento escolar.

Em Timon, o “Desvendar Esporte” conta com a coordenação do ex-atleta Cláudio Roberto Sousa, medalhista de prata no atletismo nas Olímpiadas de Sydney (2000). Enquanto atleta, Cláudio também participou das Olímpiadas de Atenas (2004). “O projeto ajuda a enriquecer o atletismo e fortalecer um trabalho de base com educação e esporte, agregando valores da sustentabilidade e do saneamento na qualidade de vida de cada um dos participantes”, destaca Cláudio Roberto.

Pela prática do esporte, há o fortalecimento de laços afetivos e de regras a serem respeitadas no convívio diário. Além disso, reforça nos praticantes, valores como: empatia, senso coletivo e disciplina. Para os jovens em situação de maior vulnerabilidade social e moradores de comunidades periféricas, o esporte chega como real agente de mudança, transformando perspectivas de futuro e abrindo portas para novos sonhos.

“Nosso propósito, junto com a população timonense, segue também de forma estruturada para o social, além da missão do fornecimento de água e tratamento de esgoto. Visamos contribuir para a qualidade de vida das pessoas, buscando ações e projetos como o ‘Desvendar Esporte’, que ajudam a trazer mais saúde e inspiração para os jovens junto às comunidades’’, explica a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo.

Sobre o projeto “Desvendar Esporte”
A ideia surge da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de projetos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto “Desvendar Esporte” é realizado pelo Instituto Incentivar por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania com patrocínio de Águas de Timon.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Timon e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Timon é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon (MA).