Notícias
Iniciativa é patrocinada pela Águas de Timon e parceiros
A dona de casa Maria Natália Santana tem quatro filhos e está desempregada. Com o intuito de gerar renda para a família, ela e outros 59 timonenses estão participando do curso de Instalador Hidráulico, oferecido gratuitamente por meio da parceria entre Águas de Timon, Sebrae, Senai, Sine e Prefeitura de Timon.
“Se está difícil para quem tem estudo, imagine para quem não tem. Por isso, eu sempre quis fazer um curso, mas não tinha condições de pagar. Agora surgiu essa chance e eu aproveitei! Estou muito animada em aprender mais e adquirir uma nova profissão para melhorar minha renda e oferecer melhores oportunidades aos meus filhos”, conta Maria Natália.
Para o professor Kilson Borges, o primeiro passo para melhorar a condição de vida é por meio da educação. “Esses alunos estão buscando conhecimento e, assim, terão uma grande oportunidade na nova profissão, tendo em vista que o mercado de trabalho está muito competitivo e, quem não busca se qualificar, fica para trás”, avalia.
O curso faz parte do projeto Mãos e Obras, tem carga horária de 180 horas e está dividido em duas turmas, nos turnos tarde e noite. As aulas teóricas acontecem na Fundação Cidadania e as aulas práticas serão auxiliadas por operadores da Águas de Timon. No final da ação, os alunos ainda participarão do programa “Começar Bem”, que conta com palestras, cursos, oficinas, ferramentas e aplicativos de negócios para fomentar o empreendedorismo.
De acordo com a gerente de Sustentabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo, o objetivo da ação é formar pessoas capacitadas para realizar serviços dentro da comunidade, além de gerar renda. “Nosso serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto é da porta do morador para fora. Então, iniciamos esse projeto Mãos e Obras para que possamos capacitar profissionais para operar e manusear a rede interna, sendo um suporte a mais para a comunidade e gerando ocupação e renda para as famílias”, finaliza.