Esgotamento Sanitário
Sistema de Esgotamento
O programa Timon Saneada II reúne uma série de investimentos na área de esgotamento sanitário, beneficiando diretamente 22 mil pessoas. Com a ação, haverá a ampliação de 3% para 33% na cobertura de esgoto, tornando a cidade referência em saneamento no estado do Maranhão.
Nessa primeira etapa, o Timon Saneada II prevê a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de 500 litros por segundo. Ainda serão realizadas mais de 7,5 mil ligações domiciliares, além da implantação da Rede Interceptora Final e da Linha de Recalque, que interligará a EEE Final a ETE Maranhão, com travessia sob a Ferrovia.
A meta é de que, até o ano de 2026, toda a zona urbana do município de Timon tenha tratamento de esgoto. Para isso, serão investidos aproximadamente R$ 168 milhões, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento.
Benefícios
A ampliação da cobertura de esgotamento sanitário em Timon traz impactos positivos no desenvolvimento da cidade, com ganhos socioeconômicos e na saúde, qualidade de vida, como a redução de doenças por veiculação hídrica. Os imóveis atendidos com rede de esgoto ganham ainda em valorização imobiliária.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, para cada 1 real investido em saneamento básico, economizam-se 4 reais em custos com saúde. Esgoto coletado e tratado ainda proporciona melhoria da saúde pública, pois reduz o número de doenças ocasionadas por água contaminada, além de melhorar as condições sanitárias locais.