Notícias
Em atenção às famílias em situação de vulnerabilidade, a Águas de Timon ampliará o acesso à Tarifa Social
Você sabia que é possível obter um desconto de 50% no valor da sua conta de água e esgoto a partir da Tarifa Social? Trata-se de um benefício voltado para famílias de baixa renda que estão em situação de vulnerabilidade. Em Timon, 4.438 famílias já estão inscritas no programa que possibilita o acesso aos serviços de saneamento básico – essenciais para promover saúde e qualidade de vida para toda a população.
Com o cenário pandêmico, a concessionária estimulou, ainda mais, a importância da universalização do atendimento e a necessidade de assegurar a todos o acesso aos serviços de água e esgoto. Em parceria com o projeto Cuidar, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), são realizados, semanalmente, mutirões com atendimentos itinerantes pelos bairros do município a fim de realizar o cadastro dos moradores no benefício.
A gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo, avalia o benefício como um marco positivo, inclusive, com a ação de cadastro itinerante nas comunidades mais afastadas. “A Tarifa Social é uma oportunidade de oferecer mais saúde e dignidade na vida dessas pessoas em situação de vulnerabilidade. Quando um serviço essencial não chega a todos, o coletivo também sofre as consequências. Nosso propósito é trabalhar para que mais famílias tenham acesso à água tratada”, explica a gestora.
Para aderir ao programa, o usuário deve preencher aos seguintes requisitos: ter economia obrigatoriamente classificada como residencial; não ultrapassar em 200 Kwh/mês o consumo de energia elétrica; possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo; ser inscrito no Cadastro Único para programas sociais (Cadúnico); não possuir fonte alternativa de água; ser proprietário de um único imóvel; além de não possuir débitos com a Águas de Timon. O desconto de 50% será sobre o consumo de até 20 m³ de água (20 mil litros) por mês.
Saiba como se cadastrar
Os interessados em solicitar o benefício devem ser os titulares da matrícula e precisam apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF, Cartão Cidadão ou Número de Identificação Social (NIS), conta de água e de energia atualizada, Carteira de Trabalho e Previdência Social; documento do imóvel (se for alugado: declaração ou contrato de aluguel; se for próprio: registro do imóvel ou carta de aforamento; no caso de imóvel financiado: contrato de financiamento). Em caso de doença crônica, o usuário deverá apresentar laudo médico.
Além do atendimento itinerantes, a população pode realizar o cadastro na Tarifa Social na loja de atendimento da Águas de Timon, localizada na avenida Presidente Médici, 718, Parque Piauí. Também por meio do 0800 595 8888 ou, ainda, pelo WhatsApp (86) 98166-8888.