Notícias

Ver notícia

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março, os timonenses recebem o Relatório de Qualidade de Água 2023 que é resultado de todo monitoramento da água distribuída em Timon. Esse trabalho é realizado 24 horas por equipes capacitadas das Águas de Timon, que segue um rigor permanente para atender aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Por meio do relatório, que é divulgado anualmente, o cliente fica por dentro de todos os padrões rigorosos de segurança e qualidade que a água, fornecida pela concessionária, atende. O documento traz também informações sobre os processos de tratamento e análise realizados regularmente.

“o Relatório Anual de Qualidade da Água não apenas destaca os resultados dos testes e análises realizados ao longo do ano, mas também reconhece os esforços da concessionária em garantir uma água de qualidade, mostrando que por trás desse serviço essencial há um trabalho meticuloso e dedicado, desde a captação na Estação de Tratamento de Água até o hidrômetro do imóvel do timonense”, destaca o diretor executivo da Águas de Timon Renee Chaveiro.

O gestor reforça que, além da captação convencional no rio, o abastecimento de Timon conta com o apoio de 63 poços tubulares profundos e que todas as coletas realizadas nesses locais são feitas em laboratórios próprio e terceiro, atendendo aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Entregas e melhorias para o saneamento
A Águas de Timon investe constantemente no monitoramento da água da cidade por meio dos Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) da água. No último ano, a empresa ampliou para 45 o número de equipamentos instalados de forma estratégica com o objetivo de coletar amostras e analisá-las periodicamente. A concessionária realizou um trabalho de higienização de reservatórios, além de limpeza na rede com um equipamento chamado PIG, que escova as paredes internas da tubulação. Todas essas ações contribuem para que a água chegue às residências com potabilidade garantida, conforme as exigências do Ministério da Saúde.

Além dos constantes investimentos em água, a concessionária potencializa o avanço do saneamento da cidade por meio da ampliação da rede de esgotamento sanitário. Além dos 130 km de rede implantados e recuperados, a empresa atuou na construção de elevatórias de esgoto e na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores. A ação permitiu a elevação dos índices de cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto de 3% para 40%, já em 2024, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para todos os timonenses.

Clique aqui para ver o relatório

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Timon e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.