Notícias

Ver notícia

Como parte da celebração dos 09 anos de histórias e transformações pela cidade, a Águas de Timon, em parceria com a Prefeitura de Timon, realizou nesta última quinta (18), a entrega oficial de 10 murais artísticos grafitados em escolas do município. A ação, idealizada por meio do projeto Escola Saneada, teve a proposta de conectar as instituições de ensino à rede de coleta e tratamento de esgoto disponível em diversos bairros, além de trabalhar a arte e cultura.

O projeto, criado com intuito de possibilitar a ampliação do Saneamento Básico nestas escolas, é resultado direto da integração entre Arte, Educação e Saneamento, garantindo um ambiente mais saudável e sustentável para os estudantes. Após a conexão, cada uma das escolas contempladas, recebeu os murais que foram grafitados pelo artista visual Antônio Cardoso, conhecido como Cardosonot.

‘’É bastante gratificante, pois envolve Educação e Arte. Comunicar ao jovem sobre a cultura, sobre saneamento, sobre valorização regional é uma oportunidade incrível. É uma celebração da cultura do Maranhão, de Timon e dos benefícios que o saneamento proporciona quando alinhado à Arte e Educação”, destacou o artista visual Cardoso.

A coleção do material dos murais se chama Terracores, na qual são apresentados diversos elementos culturais e artísticos do estado do Maranhão e da cidade de Timon, como a tradição do bumba-meu-boi, as catadoras de coco, os pilãozeiros e das cores vivas da cultura maranhense. As escolas que receberam os murais foram as EMEF Vila João Reis, João Fonseca Maranhão, Pedro Falcão Lopes, José Waquim, Sete Estrelas, Edgard Schalcher, Escola de Artes Beija Flor, Urbano Martins e Creches Daniel do Nascimento Oliveira e Tia Marica

O diretor presidente da Águas de Timon, Jacy Prado, destaca a importância de projetos como esses para a cidade. “Esse é o nosso papel, de estar próximo da população timonense e garantir que projetos como esse sejam vitrines do resultado quando unimos, Arte, Saneamento e Educação, valorizando a saúde das crianças e jovens. Assim poderemos não só ampliar o saneamento básico, mas também fortalecer a identidade e cultura regional da cidade, como foi feito em cada uma dessas escolas”, comenta o presidente.

Para o professor Raih Santos, que é o diretor da Escola Municipal de Artes Beija-Flor I, o projeto traz uma importância para valorização da história maranhense e da arte timonense. ”Essa parceria com a empresa trouxe para dentro da escola mais saneamento e cultura. O mais bonito dentro da nossa sociedade é a história da cidade e esses murais, além da beleza que eles possuem, trazem também o registro, a memória e a valorização do nosso povo”, enfatiza o diretor.

Sobre o artista visual Cardosonot
Formado em Artes Visuais pela UFPI, o artista é o grande vencedor do concurso nacional da ALL STAR, o CONVERSE STAR CHEVRON e coleciona homenagens e premiações que vão do design de produto à arte digital. Recentemente escolhido como tema de TCC sobre a arte digital no Piauí, o artista conta com exposições internacionais em parceria da National Geographic, seleções para a Comic Con e participações em diferentes projetos de animações no país.

Avanços do saneamento básico
Desde 2016, a cidade conta com o acesso a água universalizado em toda a área urbana e atualmente, recebe grandes investimentos em esgotamento sanitário. Hoje, em Timon, 40% da zona urbana já possui infraestrutura de esgotamento sanitário disponível para a conexão dos imóveis, o que corresponde a mais 20 bairros beneficiados com o serviço que traz saúde, qualidade de vida, preservação ambiental e turismo.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Timon oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Timon e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.