Notícias

Ver notícia

A Águas de Timon, empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto da zona urbana, completa nove anos na cidade, nesta segunda (29). A concessionária tem se dedicado para melhorar a qualidade de vida da população timonense por meio dos investimentos realizados em saneamento básico. Com o Programa Timon Saneada 2, iniciado em 2021, a empresa ampliou a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, chegando a 40%.

O trabalho da Águas de Timon transformou milhares de vidas e também vem inspirando o sentimento de construção de um futuro melhor, como avalia o comerciante Francisco da Chagas, que trabalha há 34 anos no bairro Parque Piauí. “Com saneamento básico, a vida é mais saudável, para todos e, especialmente, para as próximas gerações. Hoje, temos água de forma constante e, com o serviço de esgotamento, as doenças serão reduzidas”, avalia o autônomo.

Logo em 2015, primeiro ano de concessão, a Águas de Timon universalizou os serviços de abastecimento de água. Com a construção da Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba, além dos novos 20km de redes implantados, a cidade deu um importante salto para o desenvolvimento, resgatando a dignidade de pessoas que passaram a utilizar água tradada e com regularidade.

A empresa também investiu em redes de esgoto instaladas e recuperadas, cinco Estações Elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores, com capacidade para tratar 45 litros de dejetos por segundo. Atualmente, mais de 20 bairros têm acesso à rede de esgoto disponível. “Quando as pessoas têm acesso aos serviços de saneamento básico, isso impacta diretamente nos índices de bem-estar das pessoas e nas perspectivas de um futuro digno”, destaca o diretor-executivo da concessionária, Renee Chaveiro.

Referência nacional
De acordo com um estudo do Trata Brasil, lançado em 2024, o índice de perdas de água em Timon saiu de 64%, em 2015, para os atuais 33%. É uma grande conquista, tendo em vista que a concessionária está abaixo da média nacional (37,78%). A empresa desenvolve um rigoroso gerenciamento das manutenções, do planejamento e controle da vazão e da pressão na saída dos reservatórios.

Tarifa Social e vidas transformadas
Atualmente, mais de 7 mil famílias estão inscritas na Tarifa Social, benefício que possibilita que o cliente de baixa renda obtenha um desconto de 50% no valor da sua conta de água e esgoto.

Com relação aos projetos sociais, vale destacar o “Mãos e Obras”, curso que formou 33 timonenses na profissão de Instalador Hidráulico, em 2023. A iniciativa foi um esforço da Águas de Timon, da Prefeitura e do Sistema Nacional de Emprego (SINE-MA), com o objetivo de capacitar pessoas para realizar a instalação de ligações intradomiciliares de esgoto, sendo essencial dentro do contexto atual de esgotamento sanitário vivenciado em Timon.

“Capacitamos moradores locais para executarem o serviço de conexão das residências à rede de esgoto. Ações como essa refletem o compromisso da concessionária em proporcionar treinamento combinado com realidade de saneamento do município, oferecendo oportunidade para as pessoas aprenderem acerca de uma nova profissão, além da geração de uma renda extra”, afirma o gerente de Operações da concessionária, Guilherme Coeli.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Timon promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Timon é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon (MA).