Notícias

Ver notícia

Na manhã desta sexta-feira (08), representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Timon (AGERT) visitaram as diversas frentes de obras de esgotamento sanitário do programa Timon Saneada 2, que permitirão um salto de 3% para 33% na cobertura de esgotamento sanitário de Timon ainda este ano. A meta da Águas de Timon é universalizar o esgotamento sanitário até 2026, com investimentos de R$168 milhões.

Na ocasião, o diretor técnico da Agência, Marco Antônio Ferreira, e equipe técnica realizaram vistoria nas obras do túnel sob a Ferrovia Transnordestina, na Elevatória de Esgoto no bairro Guarita e na ETE localizada no povoado Piranhas, zona rural de Timon. Eles estiveram acompanhados do gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.

“A Águas de Timon e a AGERT vêm trabalhando de forma conjunta em prol dos timonenses, nesse papel de grande importância que é a distribuição de água e a evolução do esgotamento sanitário de Timon, junto com a fiscalização da agência reguladora. É por meio das considerações feitas pela equipe técnica da AGERT que podemos alinhar, expandir e obter uma melhor operacionalização do serviço que oferecemos. Visitas como essas demonstram nossa transparência e nelas podemos apresentar nossa evolução nas obras, de como alguns processos são feitos e como melhor operacionalizar para incrementar nosso trabalho”, destacou Guilherme Coeli.

Roteiro

As vistorias tiveram início na obra do túnel que está sendo construído sob a Ferrovia Transnordestina, onde será implantada uma linha de recalque que levará o esgoto a ser tratado da Elevatória até a nova Estação de Tratamento localizada no povoado Piranhas, zona rural de Timon.

Em seguida, a comitiva visitou o canteiro de obras da Elevatória de Esgoto, localizada na região da Guarita, que segue a todo vapor. A Elevatória teve o local escolhido (próximo ao Centro da cidade) a partir de estudo técnico do solo, sendo necessária para transportar os efluentes por meio de pressurização até a nova e maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sem nenhum prejuízo ou dano à população.

Por fim, a comitiva também visitou o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do povoado de Piranhas, na zona rural, que também segue a todo vapor. Está será a terceira estação da empresa Águas de Timon e a maior ETE do município. No final da sua construção, chegará a 360 Litros/segundo de vazão média de esgoto, uma capacidade para atender mais de 200 mil habitantes junto aos 8 reatores presentes em sua estrutura. A nova ETE conta com tecnologia de ponta para garantir as melhores estruturas dentro da etapa de evolução do esgotamento sanitário da cidade, ocupando uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados.

Compartilhar:

Veja Também

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Timon promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.