Notícias

Ver notícia

Timon avança de forma significativa na infraestrutura de esgotamento sanitário, a partir dos investimentos realizados pela concessionária Águas de Timon. Atualmente, o município já conta com 40% de cobertura em toda a zona urbana para a coleta e o tratamento do esgoto. O cenário traz perspectivas positivas para o desenvolvimento socioeconômico do 4° município mais populoso do Maranhão, tendo como principal desafio atual o de conscientizar a população sobre os benefícios de conectar os imóveis à rede instalada pela concessionária.

A conexão à rede de esgoto configura-se na ligação das tubulações de pias, tanques, vasos sanitários e ralos internos dos imóveis à tubulação instalada na rua. Assim, o esgoto não corre mais a céu aberto e passa a ter o destino correto: as estações de tratamento de esgoto. Alguns imóveis precisam fazer adequações internas para garantir a conexão à rede de esgoto, levando o efluente para a caixa de ligação ou para o Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL). A orientação é que o cliente contrate mão de obra especializada para realizar as adaptações.

O papel dos moradores é fundamental nesse desafio de conectar os imóveis, uma vez que a legislação federal (Lei 14.026 do Novo Marco Legal do Saneamento) prevê como obrigação do cliente providenciar a ligação da sua residência ou estabelecimento comercial na rede de esgoto. Para facilitar a adesão, a Águas de Timon oferece desconto escalonado no primeiro ano do serviço, além de realizar busca ativa de usuários para a Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta mensal para famílias de baixa renda, além de 50% no valor do serviço de conexão à rede.

O gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli, reforça que as transformações realizadas pelo saneamento básico são positivas para a saúde e a qualidade de vida da população. “Quando o cliente conecta seu imóvel à rede de esgoto, ele garante que os resíduos produzidos não sejam lançados a céu aberto, prevenindo sua família de contaminações por bactérias, fungos e proliferação de pragas. A Organização Mundial da Saúde indica que a cada R$ 1 real investido em saneamento, economizam-se R$ 4 reais com saúde pública”, reforça.

Obras avançam a cada semana
Em paralelo ao trabalho educativo de conscientização sobre a conexão, a Águas de Timon avança a cada semana nas obras de esgotamento sanitário, com frentes de serviço nos bairros Miguel Arraes, Jóia, Cocais, Parque Alvorada, Parque Aliança e Parque Piauí. Confira a seguir a programação prevista para a semana de 21 a 25 de agosto.

Implantação de rede de esgoto

  • Parque Piauí: Avenida Francisco Carlos Jansen e Rua Marcos batista da Silva
  • Cocais: Rua Perioró, Rua Açailândia e Rua Ariri
  • Jóia: Avenida Regimento

Ligações de rede de esgoto

  • Parque Piauí
  • Jóia: Avenida Regimento

Estação Elevatória de Esgoto

  • EEE Lourival Almeida – Cocais
  • EEE Miguel Arraes
  • EEE Parque Alvorada
  • EEE Parque Aliança

Agentes socioambientais

  • Bairro Jóia
  • Vila Monteiro
  • Vila União
  • Cocais

Responsabilidade Social

  • Reunião Afluentes – Jóia
  • Visita às obras no Parque Piauí

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Timon e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.