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A Águas de Timon termina 2021 celebrando os investimentos na ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário na zona urbana da cidade, retorno do atendimento presencial na loja do Parque Piauí, intensificação do monitoramento da qualidade da água, ampliação do abastecimento de água em áreas recém-regularizadas, maior acesso à Tarifa Social e realização de projetos com a comunidade escolar.

Esgotamento sanitário

Com o lançamento do programa Timon Saneada II, em maio deste ano, a concessionária iniciou uma série de investimentos em esgotamento sanitário, que somam aproximadamente R$ 37 milhões. A empresa está construindo uma Elevatória de Esgoto, uma Estação de Tratamento de Esgoto e 30 mil metros de rede de esgoto que inicialmente vão beneficiar 22 mil pessoas.

Até o momento, as obras de rede já passaram pelo Centro, São Benedito, Parque Piauí I, Formosa, Mutirão, Santo Antônio, Vila Angélica, Vila Osmar e Cinturão Verde. Com a finalização, prevista para março de 2022, Timon saltará de 3% para 33% sua cobertura de esgoto. A meta é que, até 2026, toda a zona urbana de Timon tenha tratamento de esgoto em um investimento total de R$ 168 milhões, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento.

Em 2021, a Águas de Timon também investiu na recuperação e urbanização das Estações de Tratamento de Esgoto do Miguel Arrais e Lourival Almeida, e na compra de novos equipamentos para ampliar a operação. Com a coleta, tratamento e destinação correta do esgoto, a Águas de Timon contribui para a preservação do meio ambiente, tornando o município referência em saneamento no Estado do Maranhão.

Contrapartida social

Este ano, a concessionária deu início às obras de construção da Unidade Escolar Norberto Moreira Lima, na zona rural. Com mais de cinco mil metros quadrados, a escola terá capacidade para 110 alunos, do 1º ao 9º ano, em período integral. A nova escola substitui a antiga sede que era localizada na área onde hoje está sendo construída a nova Estação de Tratamento de Esgoto do município, também na zona rural.

Qualidade da Água

Também em 2021, a concessionária instalou Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) em locais estratégicos da cidade, com o trabalho constante de monitoramento e análise da água distribuída para a casa dos timonenses. As amostras são analisadas em laboratório próprio e laboratório externo, seguindo todas as exigências de potabilidade estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Limpeza dos reservatórios

Em 2021, também foram realizadas as limpezas de todos os reservatórios da cidade de Timon, através de técnica pioneira no Estado do Maranhão com a utilização de mergulhadores profissionais. A iniciativa tem caráter preventivo e foi realizada pela segunda vez no município. Com a ajuda dos mergulhadores, o material sedimentado é retirado com o auxílio de instrumentos especializados para a ação e a distribuição de água não sofre impactos, mantendo regularidade e qualidade. Isso reflete diretamente em benefícios aos moradores, que ganham em bem-estar e qualidade de vida.

Atendimento ao cliente

Em atendimento às solicitações dos clientes, a Águas de Timon reabriu a loja do Parque Piauí, seguindo todos os protocolos de biossegurança. Além disso, ampliou o atendimento digital pelo Call Center – 0800 595 8888 e realizou atendimentos em domicílio solicitados pelo WhatsApp – (86) 98166-8888. No dia do Consumidor, a concessionária também lançou o “Guia do Cliente Consciente”, reunindo informações sobre os serviços prestados.

Ciente da frágil condição financeira das famílias em consequência da pandemia de Covid-19, a Águas de Timon realizou duas grandes campanhas de negociação de débitos, com descontos e parcelamentos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente. A empresa também iniciou o pagamento das faturas via Picpay e auxílio emergencial pelo Governo Federal.

Responsabilidade Social

Na área Social, a concessionária desenvolveu ações voltadas à educação e sustentabilidade. No projeto “Caminho das Águas”, estudantes de escolas públicas produziram vídeos sobre o ciclo da água. No projeto “Saúde Nota 10”, com acessibilidade em Libras, professores e alunos de escolas públicas aprofundaram conhecimentos em saneamento e, ao final, apresentaram soluções sobre o uso consciente da água, tratamento do esgoto e destinação correta de resíduos.

O projeto “Arte nos Muros” levou a técnica do grafite para as escolas públicas, com o desenvolvimento de desenhos inspirados no uso consciente da água e na preservação da biodiversidade. Ao final, as escolas municipais Pedro Falcão Lopes e Marechal Castelo Branco receberam o Dia do Grafite. A concessionária também realizou o projeto “Pioneiros”, que estimulou estudantes de escolas públicas a pensar de forma inovadora e propor soluções para o saneamento básico em suas comunidades.

Finalizando o ano, a empresa lançou o “Águas na Praça”, com uma sessão de cinema ao ar livre.

Tarifa Social

Após a realização de diversos mutirões nos bairros, em parceria com a Prefeitura Municipal, Timon encerra o ano com a marca de 4.530 famílias cadastradas na Tarifa Social, benefício que proporciona desconto de 50% no valor da conta para famílias de baixa renda.

Ocupação e renda

Capacitação profissional também foi pauta nas ações das Águas de Timon este ano. A partir do projeto “Mãos e Obras”, em parceria com o Senai, Sine e Prefeitura Municipal, 60 pessoas foram capacitadas no curso de Instalador Hidráulico. A iniciativa formou mão de obra para realização de serviços dentro da comunidade, apoiando a geração de ocupação e renda para as famílias.

Acesso à água tratada

Com o programa Água Legal, a concessionária já implantou 18 mil metros de rede de água, substituiu mais de 6 mil hidrômetros e ampliou o acesso à água para mais de 1.600 famílias timonenses desde o início das atividades. A ação contemplou os residenciais Júlia Almeida, Cidade Nova, Cidade de Deus, Vila União e Vila Bandeirantes, Bairro Flores e Planalto Boa Esperança II.

Saúde e Segurança

A concessionária de água recebeu por duas vezes em 2021 o selo Safe Guard, uma certificação internacional por medidas preventivas à Covid-19, fazendo referência ao cumprimento de todos os protocolos de segurança necessários para evitar a propagação do novo coronavírus. A vacinação contra a gripe entre os colaboradores também foi outro cuidado que fez toda a diferença na saúde e segurança dos colaboradores. Além disso, a Águas de Timon implementou a cultura do “Paradão da Segurança”, com a realização de diálogos mensais em todas as unidades da empresa tendo como foco a vida das pessoas, além de realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Melhorias operacionais

A Águas de Timon também buscou incrementar ações estratégicas de melhorias operacionais na distribuição de água na cidade com a instalação de 30 ventosas para regularização de pressão (são dispositivos que equilibram a pressão em redes de distribuição e consecutivamente, contribuem para redução de vazamentos e melhoria na distribuição de água), instalação de 20 pontos de monitoramento de pressão remoto (são equipamentos que transmitem para nosso centro de controle de operações, informações em tempo real sobre a qualidade de abastecimento em toda a cidade) e a implantação de rede de água para melhorias na distribuição. Para atendimento ao crescimento vegetativo, a empresa executou cerca de 2.400 metros de rede de abastecimento e implementou 1000 novas ligações de água.

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