Esgotamento Sanitário
Sistema de Esgotamento
Timon segue avançando em saneamento no Maranhão. De 2021 a 2024, a concessionária Águas de Timon conseguiu ampliar a capacidade de coleta e tratamento de esgoto no município de 3%(2021) para 46% (2024), com robustos investimentos e a entrega de novas elevatórias, recuperação e instalação de redes de esgoto e a nova Estação de Tratamento ETE Flores.
Desde 2022, a concessionária tem investindo de forma robusta na infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto da cidade, que hoje conta com 46% de cobertura em esgotamento sanitário, compreendendo um sistema de mais de 272 km de rede instalada em 20 bairros, que junto a 3 estações de tratamento de esgoto e 8 elevatórias, promove o ecossistema que atende a coleta, afastamento e tratamento do esgoto gerado na casa do timonense que tem rede disponível instalada pela concessionária em sua rua ou região.
Em sua primeira etapa, o Timon Saneada II realizou a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de 500 litros por segundo. Ainda serão realizadas mais de 7,5 mil ligações domiciliares, além da implantação da Rede Interceptora Final e da Linha de Recalque, que interligará a EEE Final a ETE Maranhão, com travessia sob a Ferrovia.
Serão investidos aproximadamente R$ 168 milhões, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento para universalizar o esgotamento sanitário.
Benefícios
A ampliação da cobertura de esgotamento sanitário em Timon traz impactos positivos no desenvolvimento da cidade, com ganhos socioeconômicos e na saúde, qualidade de vida, como a redução de doenças por veiculação hídrica. Os imóveis atendidos com rede de esgoto ganham ainda em valorização imobiliária.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, para cada 1 real investido em saneamento básico, economizam-se 4 reais em custos com saúde. Esgoto coletado e tratado ainda proporciona melhoria da saúde pública, pois reduz o número de doenças ocasionadas por água contaminada, além de melhorar as condições sanitárias locais.