Notícias

Ver notícia

As obras de esgotamento sanitário visam retirar o esgoto a céu aberto e beneficiar toda a zona urbana da cidade. Com os serviços ocorrendo em diversas ruas da cidade, a Águas de Timon orienta os moradores para que fiquem atentos ao momento de fazer a conexão de seus imóveis à rede coletora, após o termino das obra. O aviso de disponibilidade de rede é feito por agentes socioambientais, durante visitas porta a porta, com a entrega de material educativo e diálogo com os moradores sobre os benefícios do saneamento básico para a saúde de todos.

Em frente a cada um dos imóveis beneficiados com rede de esgoto, a concessionária está implantando na calçada um Terminal de Inspeção de Limpeza (TIL), que é o local onde o proprietário deve fazer a conexão de seu imóvel à rede de coleta. Esse também é o ponto que marca até onde a empresa terá responsabilidade sobre o sistema. Dentro dos imóveis, os proprietários devem preparar as tubulações do sistema interno de esgoto e, quando a obra finalizar, conectar o fluxo para o TIL. O proprietário terá que contar com o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico para verificar a sua tubulação de esgoto e realizar a conexão.

“Em alguns imóveis, serão necessários realizar as adequações internas, como a instalação de equipamentos como caixa de gordura, caixa de passagem e caixa de inspeção. É importante lembrar que, ao conectarem o imóvel à rede, os moradores deverão desativar a fossa séptica. Com esgoto coletado de forma correta, é possível retirar os efluentes a céu aberto e reduzir casos de doenças de veiculação hídrica”, destaca o presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

Ainde de acordo com o gestor, o papel dos moradores é fundamental nesse desafio de conectar os imóveis, uma vez que a legislação federal (Lei 14.026 do Novo Marco Legal do Saneamento) prevê como obrigação do cliente providenciar a ligação da sua residência ou estabelecimento comercial na rede de esgoto. “Para facilitar a adesão, a Águas de Timon oferece desconto escalonado no primeiro ano do serviço, além de realizar busca ativa de usuários para a Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta mensal para famílias de baixa renda, além de 50% no valor do serviço de conexão à rede”, arremata Jacy.

Confira abaixo o cronograma de obras de 20 a 25 de maio de 2024

Implantação de rede de esgoto
Rua Marcos Batista da Silva, Rua José Constâncio, Rua 13 e Rua 16

Visita Agentes Socioambientais
Bairro Parque Piauí

Visita Responsabilidade Social
Visita às obras de esgotamento

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Timon e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Timon promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.