Notícias

Ver notícia

O muro da Escola Marechal Castelo Branco, em Timon, está de cara nova. Agora, a ilustração de um planeta terra embeleza não só a fachada da escola, mas também a comunidade. A grafitagem aconteceu nesta quarta-feira (04), como parte do projeto “Arte nos Muros – Consumo Consciente da Água”, que é patrocinado pela Águas de Timon.

O grafiteiro Alberto Panzer deu vida ao desenho da aluna Flávia Vieira, que comemora o resultado final. “Eu estou sem acreditar que o meu desenho está ilustrando o muro da minha escola. Fiquei muito feliz por poder participar do projeto. Acompanhei as palestras, a votação, e vibrei muito quando venci o concurso. É uma conquista não só minha, mas também da minha escola e da minha família”, conta Flávia.

Para o secretário de Educação do município, Samuel Rodrigues, o projeto serviu ainda para aproximar a comunidade escolar. “Essa parceria com a Águas de Timon foi muito importante porque, nesse momento de pandemia, precisávamos de algo que envolvesse mais os alunos. O projeto Artes nos Muros serviu para conscientizar nossos jovens sobre sustentabilidade e, ainda, para envolver toda a comunidade escolar, que se dedicou e participou de todas as etapas do projeto”, conta.

Legado de conscientização ambiental
É o que observa a diretora Alexandra Torres. “O Artes nos Muros foi muito importante porque trouxe uma sensibilidade em relação à preservação ambiental. Nossa aluna foi muito feliz ao retratar em seu desenho como ficará o planeta terra se a gente não cuidar. Além disso, foi uma ação muito importante para nossa comunidade escolar, porque serviu ainda para incentivar os alunos a estudar. Com a visibilidade do Arte nos Muros, até nossa procura por matrículas aumentou”, comemora.

O projeto “Arte nos Muros – Consumo Consciente da Água” é patrocinado pela concessionária Águas de Timon e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Timon. Tem realização da Flamingo Comunicação e produção da Horizonte, a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio dele, professores da rede pública de ensino participaram de oficinas online que trabalharam temas como biodiversidade, sustentabilidade e uso consciente da água.

“Hoje nós deixamos um presente para Timon. As escolas municipais Pedro Falcão Lopes e Marechal Castelo Branco receberam a grafitagem com os desenhos dos próprios alunos. Isso significa que eles podem se empoderar daquilo que é deles. É muito gratificante ver a participação dos estudantes e poder deixar uma arte para a comunidade”, avalia a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo.

A grafitagem fecha o ciclo de aprendizado do projeto, que iniciou em maio com oficinas e workshops para os professores aplicarem os novos conhecimentos em sala de aula. Ao final da ação, as ilustrações e as obras grafitadas nos muros das escolas serão reunidas e apresentadas em um livro que será distribuído gratuitamente. Para Allan Amorim, articulador do projeto pela produtora Horizonte, os resultados são sempre surpreendentes. “A ação geralmente traz resultados super positivos, algo bastante perceptível pela quantidade e qualidade dos desenhos que recebemos. O projeto tem revelado muitos jovens talentos em todo o país”, finaliza.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Timon promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.