Notícias

Ver notícia

Jovens receberam informações de como desenvolver competências e habilidades no século XXI

“Oportunizar aos jovens a conquista do primeiro emprego e que eles possam desenvolver uma carreira dentro do mercado de trabalho”, com essa fala, a coordenadora de RH da Águas de Timon, Adriana Pacheco, definiu o projeto Jovem Aprendiz da empresa, que realizou III Encontro de Aprendizes para uma troca de informações e experiências com os gestores.

“O projeto, ainda que seja uma exigência legal, é acima de tudo um propósito da nossa empresa que busca oferecer aos jovens a oportunidade do emprego, contribuindo com essa inserção no mercado de trabalho, aumentando a empregabilidade deles”, explicou Adriana.

O encontro contou com a participação da professora e master coach de carreira, Jannayna Tavares, que bateu um papo bem descontraído com os jovens sobre trabalho, empreendedorismo e habilidades do século XXI.

“Os jovens quando são orientados, crescem e se desenvolvem e nas escolas eles não são preparados para a carreira profissional e cabe às empresas receberem esses adolescentes e fazer com que eles conheçam essas trilhas profissionais”, explanou a professora.

Ainda de acordo com a docente, o mercado de trabalho tem passado por diversas mudanças e é preciso que o jovem desenvolva competências que possa inseri-lo dentro dessa nova realidade. “Passamos por diversas mudanças e as coisas não estão indo na mesma velocidade. Todo mundo está passando por novas oportunidades de trabalho e precisamos desenvolver novas competências, como o pensamento digital, que é algo que está em muita evidência atualmente. Então os jovens precisam ser treinamos com relação a isso”, arrematou a Jannayna.

O presidente da Águas de Timon, Jacy Prado, destacou que o projeto é importante para engajar o jovem, motivá-lo e incentivá-lo a aproveitar ao máximo todas as informações que contribuirão para o desenvolvimento de todas as suas potencialidades, aumentando ainda mais suas habilidades e competências.

“A Águas de Timon investe em educação desde a sua concepção e desenvolvemos esse trabalho com o foco na saúde, que é a nossa principal missão. E nessa área de educação, temos diversos trabalhos, inclusive sociais, dos quais não abrimos mão, porque faz parte nossa natureza. Assim, o projeto Jovem Aprendiz passa por essa visão, onde a partir do mundo corporativo, os jovens conhecem nossa carreira e se preparam para os desafios do mercado de trabalho”, afirma o presidente.

O PROJETO

O projeto Jovem Aprendiz conta com 30 jovens aprendizes, com idade a partir dos 18 anos, que estão no processo de finalização do ensino médio ou iniciando o ensino superior. Na empresa, eles passam por um processo de seleção, depois por uma integração e então são alocados em algumas áreas. Ao longo de dois anos, eles vão fazendo rodízio em vários setores da concessionária, onde terão a oportunidade de desenvolvimento e aprender várias atividades. Dependendo do resultado, eles podem ser absorvidos e contratados pela Águas de Timon.

Compartilhar:

Veja Também

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Timon promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.