Notícias

Ver notícia

Timon (MA) avança significativamente na melhoria da infraestrutura de saneamento básico, proporcionando impactos positivos na qualidade de vida dos moradores. De acordo com o mais recente levantamento realizado pelo Painel do Saneamento Brasil, o índice de internações por doenças de veiculação hídrica reduziu 80% (entre os anos de 2015 e 2022). Desde os investimentos realizados pela concessão Águas de Timon, percebe-se a evolução da qualidade de vida dos timonenses.

Ainda sobre o Painel do Saneamento Brasil, no mesmo período, destaca-se uma queda no índice de internação de 73%, demonstrando uma redução significativa para a gestão municipal. É uma economia que pode ser revestida em outras áreas essenciais para a população como educação, esporte e lazer. Os indicadores do Painel também mostram que, entre 2015 e 2022, o número de internações por diarreia em Timon apresentou redução de 78%, segundo os indicadores.

Os investimentos da Águas de Timon, empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e de esgoto na zona urbana da cidade, contribuíram para a promoção da saúde pública, além da melhoria do bem-estar dos timonenses. “É perceptível a melhoria dos índices de saúde, principalmente sobre a redução de internações hospitalares. Além disso, gera impacto nos indicadores socioeconômicos, como o crescimento de emprego e renda, avanço na educação e na valorização imobiliária”, afirma Renee Chaveiro, diretor-executivo da Águas de Timon.

A população já entende a importância do sistema de esgotamento sanitário da cidade para a saúde da família, como é o caso da dona de casa Tacya Aguiar, que mora no bairro Miguel Arraes, e fez a sua conexão à rede de esgoto. “Tenho minha casa conectada e, hoje, não convivemos com esgoto a céu aberto e temos a garantia de ter saúde, sem ficarmos expostos as diversas doença”, declara.

Sobre os avanços do saneamento em Timon

A Águas de Timon, universalizou o acesso à água na zona urbana com um ano de atuação em 2016. O município não contava com abastecimento regular de água, nem coleta e tratamento de esgoto, antes da chegada da concessionária. Desde 2022, a empresa tem investido de forma robusta na infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto que hoje conta com 46% de cobertura em esgotamento sanitário, compreendendo um sistema de mais de 272 km de rede de esgoto instalada em mais de 20 bairros da cidade.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Timon oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.