Notícias

Ver notícia

O Dia Internacional da Mulher é uma data marcada por reflexões importantes sobre o protagonismo feminino nas mais diversas esferas sociais, econômicas e ambientais, incluindo a área do saneamento básico. Por isso, nesta data a concessionária Águas de Timon exalta a história de mulheres que atuam constantemente para ampliar o acesso aos serviços de abastecimento regular de água e coleta do esgoto nos locais onde moram.

É o caso das líderes comunitárias Diana Leal e Daniele Oliveira, mulheres que têm em comum o protagonismo e a certeza sobre os benefícios do saneamento na qualidade de vida de todos. Integrantes do programa Afluentes, iniciativa de diálogo social mantida pela Águas de Timon, Diana e Daniele são as vozes da comunidade na reivindicação por melhorias contínuas dos serviços, acompanhando de perto todos os investimentos e ações desenvolvidas na cidade.

“Essa questão do saneamento tem evoluído bastante. Percebemos que a cidade tem melhorado. E sabemos das melhorias que temos agora, com água de qualidade que chega de forma regular em nossas casas e isso significa muito para população que antes ficava dias sem água. É gratificante viver esse momento e sei da importância disso para mim, para meus filhos, minha família que vive agora com um contexto de mais saúde e com um futuro promissor”, relata Daniele, que reside no bairro Cocais.

Assim como Daniele, Diana também pontua positivamente o cenário do saneamento de Timon e da importância do mesmo para saúde pública, principalmente das mulheres. “É um novo momento para Timon e para as famílias. Água com regularidade, coleta e tratamento de esgoto para a cidade que permite um contexto com menos esgoto a céu aberto, com ruas mais limpas. A mulher timonense consegue nesse cenário ter seus filhos menos doentes, ter mais saúde para estudar e empreender para conseguir renda para o dia a dia”, reforça Diana, também líder e moradora do bairro São Benedito.

Como vozes atuantes do saneamento na cidade de Timon, elas lutam para trazer os benefícios da água e do esgoto tratados, que segundo estudos refletem positivamente na saúde e na educação das mulheres dos bairros onde moram. Estudo do Instituto Trata Brasil indica que o acesso pleno ao saneamento pode reduzir em 63,4% a incidência de doenças ginecológicas.
Além disso, mulheres que residem em moradia com banheiro têm melhor desempenho em sua nota do ENEM e, profissionalmente, possuem renda 1/3 maior, impactando na forma como ocupam os espaços, além de maior autonomia financeira.

Atualmente, Timon colhe resultados positivos dos investimentos realizados no saneamento básico. Com 100% da zona urbana com acesso à água tratada, a cidade maranhense avança para os 40% de coleta e tratamento, fatores que contribuíram para a redução de inúmeras doenças de veiculação hídrica.

Contudo, a realidade de Timon ainda é um pouco diferente do restante do Maranhão e do país. Levantamento do Trata Brasil de 2021, com base em dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS), aponta que quase 100 milhões de brasileiros, ou seja 44,2% da população, ainda não têm acesso à coleta de esgoto e 15,8% da população ainda não têm acesso à agua tratada.

“Esses relatos de mulheres timonenses vão ao encontro do compromisso da Águas de Timon de levar saúde para as pessoas a partir do saneamento. E temos uma atenção toda especial nas mulheres, por entendermos o papel influente delas no contexto familiar, de buscar sempre a melhoria de qualidade de vida dos filhos, netos e demais parentes”, destaca Renee Chaveiro, diretor executivo da Águas de Timon.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.