Notícias

Ver notícia

Em ação conjunta, a Águas de Timon e a Prefeitura Municipal realizam a conexão de cerca de 15 escolas e creches públicas à rede coletora de esgoto. O serviço vem sendo realizado pelos alunos do projeto social Mãos e Obras, que participam de curso de formação em Instalador Hidráulico com ênfase em ligação intradomiciliar. O projeto de capacitação é patrocinado pela Águas de Timon e está beneficiando 45 homens e mulheres com aulas teóricas e práticas.

Todas as escolas e creches estão localizadas em bairros nos quais já possuem infraestrutura de esgotamento sanitário instalada e funcionando. Atualmente, a cobertura de esgoto no município está em 40%, com as obras de rede coletora, elevatórias e linhas de recalque em andamento. A empresa já recuperou e implantou mais de 130 km de rede de esgoto, bem como inaugurou uma estação de tratamento e uma elevatória de esgoto.

Os futuros Instaladores Hidráulicos estarão aptos a fazerem obras de adequação intradomiciliar para que os imóveis de Timon sejam conectados efetivamente à rede de esgoto, tornando-se agentes de transformação em suas comunidades. “Além de aprender uma profissão importante para o bem-estar da comunidade, estes novos profissionais podem garantir uma renda a mais para as suas famílias”, destaca o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.

Ana Carla Fonseca é professora da EMEI Tia Marica, uma das creches conectadas pelos alunos do projeto Mãos e Obras. Ela destaca a importância da iniciativa para o futuro da cidade. “A gente vê o quanto é importante essa ação. Mostra o cuidado da Prefeitura e da Águas de Timon em trazer o saneamento para creches e escolas, pois sabemos o quanto é essencial para que as crianças estejam longe de doenças e do esgoto a céu aberto. A nossa cidade vai ficar mais limpa”, destaca a professora.

“A qualificação é algo que buscamos sempre estimular no município. O projeto Mãos e Obras tem garantido o conhecimento técnico do serviço para a população. O curso e execução das obras de esgotamento sanitário das escolas municipais faz parte desse projeto social. Então, alia conhecimento técnico, incluindo a população nesse processo, e, claro, os resultados que esperamos no avanço do saneamento básico,” destaca a prefeita Dinair Veloso.

A iniciativa conjunta da Prefeitura e Águas de Timon representa o compromisso com a saúde e o bem-estar das crianças, jovens e adolescentes. “A conexão dessas escolas é um passo importante rumo a um futuro melhor para a cidade, pois teremos um ambiente mais limpo, saudável e seguro para que possam aprender, brincar e se desenvolver. O projeto também fortalece a capacitação profissional como uma ferramenta de transformação social”, complementa o diretor-executivo Renee Chaveiro

Sobre o projeto

O projeto social Mãos e Obras está em sua segunda edição no município. Idealizado e patrocinado pela Águas de Timon, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdest) e do Sistema Nacional de Emprego (SINE-MA). A partir de aulas teóricas e práticas, o curso capacita os participantes para a realização de ligações intradomiciliares de esgoto, sendo essencial dentro do contexto atual de esgotamento sanitário vivenciado em Timon.

Compartilhar:

Veja Também

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Timon promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Timon e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.