Notícias

Ver notícia

Nesta semana, as obras de rede coletora de esgoto do programa Timon Saneada 2 estarão concentradas nas ruas dos bairros Parque Piauí e Centro, na zona urbana do município. Com a finalização das atividades realizadas pela Águas de Timon, o município se tornará referência em saneamento básico no estado do Maranhão ao retirar os esgotos a céu aberto e iniciar o tratamento correto dos efluentes.

Além da implantação da rede de esgoto, a concessionária mantém outras quatro frentes de obras: a construção da nova sede para a escola Norberto Moreira Lima, na zona rural, prevista para ser inaugurada no dia 23 de fevereiro; bem como a construção de um túnel sob a ferrovia Transnordestina, da Elevatória de Esgoto no bairro Parque Piauí e da Estação de Tratamento de Esgoto no povoado Piranhas.

Interligação do imóvel à rede de esgoto é responsabilidade do cliente

A Águas de Timon sinaliza a importância dos moradores fazerem a interligação de sua residência à rede de esgoto disponível na via pública. Essa ligação interna é necessária e obrigatória por lei do saneamento (Lei n° 14.026).

Nas regiões onde a empresa irá disponibilizar a rede pública de esgoto, o cliente será informado, por comunicação impressa, sobre a liberação para uso do serviço, o valor da taxa de ligação, assim como sobre o início da cobrança pelo serviço.

Também é necessário que, após realizada a interligação à rede de esgotamento, o cliente desative totalmente sua fossa séptica e faça o devido aterramento, pois elas oferecem risco à saúde e ao meio ambiente, como a contaminação do solo.

ETE é uma das mais modernas da Aegea

Ao todo, a Águas de Timon está investindo R$ 168 milhões no programa Timon Saneada 2. Do total, cerca de R$ 19 milhões estão concentrados na construção da Estação de Tratamento de Esgoto no povoado Piranhas, que será a maior do município e uma das maiores do Maranhão. Quando estiver em plena operação, a ETE chegará a produzir 360 Litros/segundo de vazão média de esgoto e capacidade para atender mais de 200 mil habitantes. “Tecnologia de ponta para garantir que os efluentes sejam devolvidos ao meio ambiente em conformidade com a legislação”, destaca Tadeu.

 

Confira o cronograma de execução de rede de esgoto desta semana

Segunda-feira: rua Ananias Carvalho, entre Jamil Miranda e Carlos Jansen;

Terça-feira rua Ananias Carvalho, entre Jamil Miranda e Carlos Jansen;

Quarta-feira: rua Ananias Carvalho, entre Jamil Miranda e Carlos Jansen;

Quinta-feira: rua Ananias Carvalho, entre Jamil Miranda e Carlos Jansen;

Sexta-feira: rua Ananias Carvalho, entre Jamil Miranda e Carlos Jansen;

Sábado: travessia Paulo Ramos.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.