Notícias

Ver notícia

O professor tem o poder de transformar vidas através da educação. Ao adquirir conhecimento, o aluno se torna cada vez mais capaz de atingir o tão sonhado sucesso profissional e pessoal. A melhor parte é que não tem hora nem idade para buscar a capacitação. Assim, funcionários aproveitam as horas vagas para potencializar o processo de aprendizagem e os professores são os principais atores que fazem a diferença na busca por novas possibilidades.

É o que acontece na Águas de Timon, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município maranhense. A empresa realiza o programa ‘É Tempo de Educação’, que consiste em promover a qualificação profissional de seus funcionários no próprio ambiente de trabalho. Os colaboradores, com idades entre 34 e 56 anos, foram alfabetizados e buscaram mais: eles estão concluindo o ensino fundamental e já focam no ensino médio.

“Eu acompanho os alunos desde o início do programa, em 2016, então vejo que eles desenvolveram bastante e que, apesar das dificuldades e do cansaço após um longo dia de serviço, eles não desistiram de seus sonhos. São situações como essa que nos estimulam a continuar trilhando esse caminho da educação e partilha de conhecimento”, declara a professora de história e geografia, Elimar Barbosa.

Até a temida Matemática vira fácil quando há troca de conhecimento entre alunos e professor. “Eu já havia trabalhado com a modalidade de jovens e adultos em escolas públicas, mas a experiência de ministrar aulas aos colaboradores é nova e diferente. Eles têm conhecimento de vida, então fica fácil inserir o conteúdo de matemática em situações cotidianas. A melhor parte é que eu também aprendi muito com eles”, avalia a professora Clausionete Carvalho.

Os alunos reconhecem o esforço dos professores e a qualidade do ensino. “Nós tivemos aulas com profissionais dedicados e que acreditavam na gente. Alguns dias eram mais difíceis, mas os professores estavam lá incentivando a gente a não desistir”, relembra o agente comercial da Águas de Timon, Manoel Santos, de 56 anos.

O ‘É Tempo de Educação’ é uma iniciativa da Águas de Timon, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), que promove aulas diárias após o expediente para os colaboradores da concessionária, sem custo adicional aos funcionários. A ação também faz parte da Academia AEGEA, uma ferramenta de formação continuada que incentiva a qualificação e a melhoria da performance das equipes.

Para a coordenadora de RH da concessionária, Bárbara Melo, o benefício é mútuo para os colaboradores e para a empresa. “Com o conhecimento, os funcionários estão mais qualificados para exercer variadas funções no grupo. Assim, a gente ganha profissionais mais capacitados e eles ganham oportunidade de promoção e crescimento na concessionária”, avalia.

O agente comercial, Francisco Oliveira, de 48 anos, analisa o programa. “Eu só estudei até a sexta série do ensino fundamental e voltei a sala de aula após 30 anos, por conta do ‘É Tempo de Educação’. Quando a Águas de Timon me deu essa oportunidade, eu agarrei com unhas e dentes porque queria mais conhecimento e agora eu não vou parar, sempre vou buscar mais e mais”, finaliza.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Timon é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon (MA).

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Timon e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.