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Iniciativa é patrocinada pela Águas de Timon
A Águas de Timon premiará, às 15h dessa terça-feira (19), os três alunos da Escola Municipal Bilíngue Urbano Martins vencedores de desafio para produção de vídeos sobre uso consciente da água na linguagem de libras. A iniciativa faz parte do projeto de responsabilidade social Saúde Nota 10, que desta vez contempla a primeira instituição de libras com estudantes surdos do município maranhense.
O desafio fez alusão ao setembro azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda. As produções audiovisuais foram avaliadas por um comitê técnico formado por profissionais de libras, considerando soluções criativas para evitar o desperdício. O aluno responsável pelo material mais criativo será premiado com um tablet. O segundo e o terceiro colocados ganharão, respectivamente, cartões presentes no valor de R$100,00 e R$50,00.
Para Bárbara Melo, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, essa é uma forma de estimular a inclusão e o debate de uma temática importante da atualidade, o consumo consciente da água. “Defendemos a existência de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e que discuta temas relevantes. Eventos como esse estimulam escolas sem discriminação, que prezam por igualdade de oportunidades”, disse a gestora.
De acordo com a diretora da Escola Bilíngue Urbano Martins, Vilma Pinheiro, atividades como essas são fundamentais para o desenvolvimento nos aspectos sociais e emocionais da comunidade surda. “A linguagem brasileira de libras é a principal ferramenta de inclusão social e, ao realizar essas dinâmicas, promove-se o desenvolvimento cognitivo dos alunos”, destaca a diretora.
Projeto Saúde Nota 10
O projeto Saúde Nota 10 proporciona aos professores e alunos das escolas de Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas.
Por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária, utilizam-se recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco onde os alunos são incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos.