Notícias

Ver notícia

Ao longo do ano, a Águas de Timon e a Prefeitura Municipal realizaram investimentos estratégicos no saneamento básico da cidade. Com a inauguração do 1° módulo da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores, em julho, Timon registrou um salto na cobertura de esgoto, subindo de 3% para 33% a capacidade de coleta e tratamento dos efluentes, beneficiando diretamente mais de 48 mil moradores.

Como parte dos investimentos do programa Timon Saneada 2, também foram entregues à cidade uma nova Elevatória de Esgoto, no bairro Parque Piauí; e implantados e recuperados 70 km de rede de esgoto nos bairros Santo Antônio, Mangueira, São Benedito, Vila Angélica, Vila Osmar, Vila Bandeirantes e Parque Piauí. Neste final de ano, a concessionária, com o apoio da Prefeitura Municipal, executa a construção de uma linha de recalque com 4 mil metros de extensão, 5 novas elevatórias de esgoto e mais 35 km de rede nova de esgoto.

“Timon saiu na frente no marco do saneamento básico e isso deve servir de exemplo para outros municípios. Apesar de alguns transtornos, a população precisa entender que é algo positivo para a cidade e qualidade de vida, valorização dos imóveis e atração de mais investidores”, destaca a prefeita de Timon, Dinair Veloso.

“Com investimentos em saneamento básico, a cidade de Timon vem passando por uma grande transformação. Quando a população deixa de ter contato com esgoto a céu aberto, isso impacta positivamente na saúde, qualidade de vida, índices de educação, geração de renda e valorização imobiliária”, destaca Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Timon.

Abastecimento e qualidade da água

A Águas de Timon realizou diversas melhorias para ampliar a eficiência dos processos de produção e tratamento da água. Atualmente, são 45 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) espalhados na cidade, nos quais se faz a coleta para análise e monitoramento constantes da água distribuída para os timonenses, seguindo as exigências de potabilidade do Ministério da Saúde. A empresa também realizou a limpeza de reservatórios com mergulhadores especializados e vem implementando o plano de descarga de rede para deixar a estrutura cada vez melhor.

Atenção para as áreas vulneráveis

Preocupada com as áreas mais carentes da cidade, a concessionária implantou cerca de 6.691 metros de rede de água em áreas irregulares, beneficiando aproximadamente 1.500 pessoas que antes não tinham água encanada chegando em casa. São moradores do Cajueiro, Vila da Paz, Vila Bandeirante, Vila João Reis, Parque Aliança, Cícero Ferraz, Bela Vista e Parque Alvorada que agora vivem de forma mais digna. “Levar água tratada e, principalmente, cidadania, é nosso compromisso contínuo com os moradores da cidade”, destaca Fernando Lima, diretor-executivo da Águas de Timon.

Responsabilidade Social

A empresa também promoveu diversos mutirões da Tarifa Social, buscando proativamente famílias de baixa renda para serem cadastradas no desconto de 50% no valor mensal da fatura. Já são mais de 5 mil famílias beneficiadas. Junto a isso, a Águas de Timon também desenvolveu ações voltadas à educação e à sustentabilidade, como a inauguração da nova sede da Escola Municipal Norberto Moreira Lima, na zona rural da cidade. Além disso, realizou o projeto “Desvendar o Esporte”, que incentiva a prática do atletismo para cerca de 165 jovens este ano.

 

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Timon oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Timon é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon (MA).