Notícias
O projeto “Automação de Hortas” foi a ideia vencedora da quarta edição do Pioneiros, realizado pela Águas de Timon com estudantes de escolas públicas municipais e estaduais sediadas em Timon. David Moreira e Elias Rocha, alunos do curso técnico de Automação de Equipamentos Biomédicos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foram os autores da iniciativa vencedora, que consiste na utilização de automação tecnológica para uso racional de água em hortas domésticas ou de subsistência a partir de microcontroladores e sensores.
O segundo lugar ficou com o projeto “Viabilizando renda através da reciclagem do óleo de cozinha’’, dos estudantes Gabryella Santos e Francisco Renan Rodrigues. Já o terceiro lugar foi conquistado por Renan Sousa e Kamila Stefany Santos, autores do projeto “Mapeou, chegou”. As três duplas vencedoras receberam troféus pela participação e inovação dos projetos, em evento realizado na última terça-feira (10), na loja de atendimento da Águas de Timon, no Parque Piauí.
Durante o evento de premiação, David Kauã exaltou o projeto. “Eu e minha dupla, assim como nosso orientador Vinícius Brandão, estamos felizes em ter conquistado o primeiro lugar. Representa o fruto do nosso esforço em apresentar um projeto inovador e que envolveu tudo o que aprendemos durante nossa jornada nas últimas semanas na Águas de Timon, conhecendo o mundo do saneamento e a importância da empresa no dia a dia dos timonenses”, destacou o estudante.
“Nesta edição, continuamos a celebrar os talentos dos jovens timonenses, que dão orgulho para a cidade e para a educação da região. O projeto Pioneiros é isso: potencializa os talentos e valoriza a educação como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes de escolas públicas, permitindo interação com profissionais da Águas de Timon, favorecendo que eles aprendam na prática os conceitos de saneamento, inclusão, cidadania e qualidade de vida”, enfatizou o diretor presidente da concessionaria, Jacy Prado.
Projeto Pioneiros
Em 2021, Timon ganhou destaque após vencer a edição nacional do Projeto Pioneiros com a ideia “Boa Encanação para Todos”, idealizada pelos estudantes Fernanda Colaço e Djavan Santos, que concorreram com 180 estudantes de todo o país. Nesta última edição, 12 estudantes de Timon participaram de palestras e atividades de campo com o corpo técnico da Águas de Timon sobre temas como tratamento de água e esgoto, liderança e protagonismo; além de mentoria para a elaboração de ideias inovadoras tendo como propósito contribuir com o saneamento do município.