Notícias
O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre hábitos e condutas que favorecem a qualidade de vida das pessoas. Pesquisas indicam que 10% das doenças registradas mundialmente poderiam ser evitadas com medidas de saneamento. Em Timon, essa data tem um significado especial, pois a cidade avança nos investimentos da infraestrutura de esgotamento sanitário.
A universalização do abastecimento de água em 2016 foi um grande marco para a cidade, proporcionando água na torneira todos os dias. Agora, a concessionária Águas de Timon investe em obras e tecnologia para expandir o serviço de esgoto. No primeiro trimestre de 2023, a cobertura de esgotamento sanitário alcançou 40%, após investimentos em infraestrutura que contemplam a construção e recuperação de mais de 130 km de rede, a construção de elevatórias de esgoto e da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores.
Para o diretor-executivo da Águas de Timon, Renee Chaveiro, os investimentos constantes na distribuição e qualidade da água da zona urbana da cidade, bem na coleta e tratamento do esgoto refletem diretamente na saúde pública. “Com o acesso ao saneamento, é possível prevenir e reduzir internações hospitalares decorrentes de doenças de veiculação hídrica e proporcionar um ambiente saudável para as crianças, idosos e mulheres chefes de família”, destaca.
Saneamento básico é vida
Saneamento básico é o termo que denomina um conjunto de serviços essenciais para o bem-estar e a saúde da população. Dados da OMS indicam que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, economizam-se R$ 4,00 nos gastos públicos. Para além dos benefícios diretos na saúde pública, o acesso à água tratada e coleta de esgoto garantem melhores índices na educação, mais ocupação e renda, preservação ambiental, valorização imobiliária e atração de novos negócios.