Notícias

Ver notícia

A melhoria nos serviços de saneamento básico está intrinsecamente ligada ao desempenho educacional. Esse ciclo virtuoso não apenas beneficia os jovens diretamente, mas também potencializa a produtividade futura no mercado de trabalho e a qualidade de vida da população. Em Timon, a cobertura de esgotamento sanitário tem crescido juntamente com os índices de sucesso de aprendizado.

Hoje, 46% da cidade conta com cobertura de esgotamento sanitário, uma melhora substancial em relação a anos anteriores e que já beneficia mais de 20 bairros com rede de coleta e tratamento de esgoto. Esse progresso tem um impacto direto na saúde pública, reduzindo a incidência de doenças de veiculação hídrica, como diarreias e outras infecções gastrointestinais, que historicamente afetaram a população jovem. Outro ponto de destaque é o acesso universalizado à água de qualidade na zona urbana da cidade, conquistada ainda em 2016, após um ano de atuação da concessionária.

Estudantes que vivem em áreas sem acesso a serviços de saneamento básico, como água potável e esgotamento sanitário, apresentam maior atraso escolar e ficam mais doentes, comprometendo o desenvolvimento educacional. O Painel do Saneamento Brasil destaca, por exemplo, que as internações por doenças associadas à falta de saneamento na população com idade de 5 a 14 anos reduziram 76% de 2015 até 2022, principal público de atendimento escolar da rede municipal de Timon.

Em 2015, o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) do município era de 3,6 e no último IOEB realizado, em 2023, a cidade alcançou a nota de 4,7. Além disso, Timon conquistou a primeira colocação por duas medições consecutivas, em 2021 e 2023, nos rankings nacionais do IOEB. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) também apresenta resultados impressionantes. Timon se mantém em primeiro lugar dentre todos os municípios do Maranhão, tanto nos anos iniciais (1º ao 5º ano) quanto nos anos finais (6º ao 9º ano). Esse resultado foi alcançado na última avaliação nacional realizada em 2021.

Guilherme Coeli, gerente de operações da concessionária, ressalta a grande importância do saneamento para a melhoria da educação de crianças e jovens. “Os investimentos em saneamento são cruciais para a rede de ensino e o ciclo da educação. Sem a infraestrutura e os recursos necessários na região onde vivem, as crianças podem se afastar da escola, perdendo oportunidades de aprendizado e interação, o que impacta negativamente seus futuros. Quanto mais investimos em saneamento, mais proporcionamos oportunidades para as gerações que estão por vir, permitindo um aprendizado contínuo e uma melhor qualidade de vida para a população”, enfatiza.

SOBRE O IDEB E O IOEB

O Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens em um município que inclui tanto informações referentes à qualidade da oferta para estudantes que frequentam as redes públicas e privadas como também informações referentes àquelas crianças, adolescentes e jovens que não frequentam a escola. Possibilita uma visão integral do território, incorporando aspectos de domínio cognitivo individual e aspectos sistêmicos, que podem contribuir para o fortalecimento do regime colaborativo no país.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Timon oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Timon é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon (MA).

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.