Notícias

Ver notícia

Os vazamentos de água em imóveis habitacionais ou comerciais, quando ocorrem, podem gerar grandes transtornos. Além do desperdício de água, a situação pode gerar prejuízo financeiro. Como alguns vazamentos não são aparentes, mesmo os moradores ou inquilinos do estabelecimento mantendo os mesmos hábitos de consumo, a conta de água tende a ser mais cara com o passar do tempo. Para evitar esse tipo de problema, a Águas de Timon orienta sobre a necessidade de identificar e reparar todos os tipos de vazamentos.

Os mais comuns são em torneiras pingando, tubulações rachadas, boia da caixa d’água ou em válvulas de descarga. Existem também os chamados vazamentos ocultos ou não aparentes, quase imperceptíveis a um olhar menos técnico. Pistas frequentes da existência desse tipo vazamento são as manchas ou rachaduras que possam vir a surgir no chão, teto ou paredes, que podem ou não estar relacionadas a presença de mofo no local, com cheiro forte característico.

Diante da situação, a concessionária alerta sobre a importante de todas as instalações hidráulicas internas do imóvel serem periodicamente verificadas e que os proprietários ou inquilinos dos imóveis fiquem atentos aos sinais de possíveis vazamentos. Sempre que observar situações de vazamento, é recomendável contratar um profissional para o devido reparo hidráulico.

“É importante ficar atento à tubulação interna, acompanhar o consumo da fatura e observar detalhes na casa, como pisos, paredes e terreno que apresentem umidade, gotas de água aparentes, tinta descascada, dentre outros que indiquem necessidade de conserto. Essa rápida identificação evita o desperdício de água e permite uma economia direta no valor final da fatura’’, destaca o gerente de Serviços da Águas de Timon, Danilo Almeida.

Abaixo, seguem algumas dicas essenciais para identificar de forma rápida os vazamentos:

Confira seu hidrômetro

Esse é um dos testes mais comuns. Feche todas as torneiras, saídas de águas, não utilize vasos sanitários, máquinas de lavar ou outros eletrodomésticos. Após isso, confira a medição no hidrômetro. Caso o mesmo continue girando sem a utilização de água, pode existir vazamento no imóvel.

Torneiras

Fique atento a torneiras pingando constantemente. Caso haja, providencie imediatamente a troca da mesma ou o conserto do equipamento.

Identifique pontos de umidade na parede e no solo

Quando se encontra locais com umidade persistente, pode ser um indício de que há vazamento na tubulação. Busque também por sinais de tinta descascando ou pisos molhados e ao desprendimento de azulejos e pisos. Fique atento pois estes vazamentos podem gerar um aumento muito alto no consumo durante o mês. Neste caso, é interessante saber por onde o encanamento passa.

Mantenha atenção na caixa d’água

Em alguns casos, a origem do vazamento pode estar na caixa d’água. Nesse caso, feche o registro de saída do reservatório e a torneira da boia. Faça uma marcação no nível da água do reservatório. Aguarde uma hora ou duas e verifique o nível da água, que caso tenha baixado, no nível da marca, é pelo fato de haver vazamento.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Timon é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon (MA).

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.