Notícias

Ver notícia

A água exerce um papel fundamental nos cuidados com a saúde, principalmente neste período de pandemia de Covid-19, em que a higiene pessoal é uma das medidas mais eficazes no combate ao novo coronavírus. Reforçando o compromisso de promover mais cidadania e qualidade de vida aos moradores, a Águas de Timon universalizou o acesso à água tratada e, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22), iniciou a instalação de Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) no município.

Cada PCQ é ligado à rede de abastecimento e as coletas serão feitas de forma periódica, com o objetivo de intensificar o controle da qualidade da água que chega aos timonenses. As primeiras unidades estão sendo instaladas em regiões que já receberam também os Pontos de Controle de Pressão (PCPs), cuja função é monitorar em tempo real a pressão de água na rede, permitindo que a Águas de Timon tenha um mapeamento real do consumo na cidade. Ao todo, 45 equipamentos serão instalados ao longo deste ano.

Por mês, são realizadas 600 coletas. Essas amostras são encaminhadas para o Laboratório de Controle de Qualidade da Água e submetidas a testes físico-químicos e microbiológicos. A Águas de Timon tem investido continuamente na melhoria dos processos de tratamento da água que é distribuída na cidade, de forma a atender aos padrões de potabilidade estabelecidos pela PRC nº 05, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde.

“Estamos empenhados em garantir a qualidade da água que é fornecida aos timonenses e, para isso, temos adotado excelentes soluções tecnológicas porque entendemos que, ao garantir o acesso à água tratada, estamos contribuindo para a saúde da população. A água movimenta a rotina das nossas casas, escolas, hospitais e também movimenta a economia. Enfim, a água movimenta a vida”, frisa Tadeu Bezerra, coordenador de operações da Águas de Timon.

Água é saúde – De acordo com o Instituto Trata Brasil, cada R$ 1,00 investido em saneamento gera economia de R$ 4,00 na saúde. Assim, a Águas de Timon segue realizando ações para atender ao crescimento demográfico da cidade. “No primeiro ano de concessão, universalizamos o acesso à água tratada e reforçamos ações para disponibilizar o serviço nos locais mais distantes dos centros de distribuição, de forma a contemplar o crescimento populacional do município. Ao todo, mais de 70 mil metros de rede já foram implantados na cidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio do acesso à água tratada”, avalia Tadeu.

Comportamento consciente – O coordenador alerta ainda para a importância do uso consciente da água, afinal, manter bons hábitos é importante para preservar o meio ambiente e cuidar das gerações futuras. “Algumas dicas como não tomar banhos demorados; reaproveitar água da máquina de lavar para limpar carros e calçadas; organizar a louça antes de lavá-la e enxaguar tudo de uma única vez; e usar vassouras para limpar o quintal fazem muita diferença no cuidado com o consumo da água. Além disso, ainda reduz o valor da conta no final do mês”, orienta Tadeu Bezerra.

É o que faz o morador do bairro Santo Antônio, Rafael Teixeira. Ele adota hábitos de consumo consciente e educa a filha sobre a importância de economizar água. “Eu entendo que as crianças aprendem através do exemplo, por isso, sempre demonstro para minha filha pequenas atitudes que fazem toda a diferença. Até na hora de lavar o carro, eu uso um balde e um pano, para diminuir o desperdício. Hoje ela já reclama quando vê alguém tomando banho sem desligar o chuveiro ao se ensaboar ou sem fechar a torneira ao escovar os dentes. Na nossa casa não falta água, mas sabemos que precisamos cuidar e economizar”, finaliza.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Timon oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Timon é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon (MA).

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.