Notícias

Ver notícia

As estudantes Emilly Cibely Murada e Missiellen Araújo Lima, de Timon (MA), foram finalistas da etapa nacional do projeto Pioneiros, promovido pela Águas de Timon e outras concessionárias da Aegea Saneamento em todo o país. No total, 106 jovens de 10 unidades participantes apresentaram projetos voltados à sustentabilidade ambiental. As timonenses ficaram entre as nove melhores duplas com o projeto “Óleo Bão”, que incentiva o reaproveitamento do óleo de cozinha.

As estudantes do Ensino Médio no Instituto de Educação Ciência e Tecnologia (IEMA) explicam que a proposta do “Óleo Bão” é coletar e fazer a doação do óleo de cozinha para produção de sabão. Representando a dupla, Missiellen Araújo falou da experiência em participar do Pioneiros. “Foi muito importante participar desse projeto porque ampliou ainda mais a minha visão de ser e transmitir a consciência sobre a importância do saneamento básico. Também me ajudou a esclarecer sobre as diversas áreas da Aegea e ampliar o meu olhar para outras profissões, disse.

Em Timon, 18 estudantes foram selecionados para participar das atividades do Pioneiros. Por 45 dias os estudantes vivenciaram todos os setores da Águas de Timon, o que lhes permitiu aprender sobre as diferentes áreas, os serviços de infraestrutura e saneamento básico. Após esse período, eles elaboraram um trabalho que tinha como propósito contribuir com o saneamento no bairro, região ou cidade. Divididos por duplas, eles tiveram apoio de um tutor que os auxiliou na produção do projeto.

“É uma honra poder participar de um projeto tão inovador como o Pioneiros, auxiliando jovens estudantes na construção de iniciativas que podem contribuir para o bem da coletividade. É uma excelente oportunidade para trocar ideias e adquirir novos conhecimentos, compartilhando valores com uma geração que é muito engajada”, avalia Ana Priscila, analista jurídica da Águas de Timon e tutora da dupla.

Devido às orientações de distanciamento social em razão da Covid-19, as palestras e reuniões foram todas realizadas de forma remota. Para isso, cada estudante recebeu um tablet com chip, que ao final do projeto foi disponibilizado para que eles acompanhassem as atividades de suas escolas e como forma de agradecimento pelo engajamento no Pioneiros.

“Reconhecemos o esforço de cada jovem que participou do Pioneiros. A princípio, o projeto pode parecer que está atingindo um pequeno espaço, mas quando a gente está atingindo o meio ambiente, o nosso mundo, ele tem grande proporção”, destaca Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Timon.

Sobre o Pioneiros – Desenvolvido nas concessionárias da Aegea Saneamento, o projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho, apresentá-los a diferentes profissões e introduzi-los no setor do saneamento básico. De forma prática, os estudantes aprendem sobre as diversas áreas da empresa, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação.

Clica aqui e veja como foi o evento

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.