Notícias

Ver notícia

A valorização imobiliária é um dos benefícios do acesso ao saneamento, que também impacta positivamente na saúde pública, educação e turismo. Em comparativo, considerando dois imóveis situados em bairros similares e que se diferenciam apenas pelo acesso ao saneamento, o que conta com redes de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto pode ter seu valor elevado em 16,4%, segundo estudo do Instituto Trata Brasil.

Em Timon, a expectativa para a valorização dos imóveis aumenta à medida em que as obras de esgotamento sanitário realizadas pela Águas de Timon avançam no município. Este ano, marcos importantes como a implantação e ativação de rede de esgoto nos bairros Centro, São Benedito, Mangueira, Parque Piauí, Vila Angélica, Vila Osmar, Mutirão e Vila Bandeirantes, bem como a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, vão retirar os esgotos a céu aberto e fazer a cobertura em Timon saltar de 3% para 33%. A rede de esgoto tem a função de coletar os dejetos dos imóveis conectados ao sistema e direciona-os até a Estação de Tratamento de Esgoto, onde, por meio de vários processos tecnológicos, os poluentes são removidos com eficiência, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Quem já visualiza resultados positivos é o empreendedor Humberto Rocha. “Para nós, da área de venda e construção imobiliária, é uma oportunidade a mais para a valorização de imóveis construídos, pois estas áreas ganham com a oportunidade de acesso ao esgotamento sanitário. Uma casa conectada à rede de esgoto consegue maior valorização, é uma oportunidade que garante qualidade de vida para os moradores e ajuda também a preservar o meio ambiente’’.

Desde 2015, a concessionária Águas de Timon é responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade. No município, falta de água na zona urbana virou coisa do passado. “Agora, todos os nossos esforços estão concentrados na construção de infraestrutura para coletar e tratar 100% do esgoto de Timon até o ano de 2026. Timon vai ser destaque no Maranhão, um orgulho para o timonense”, destaca o presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

Em um cenário macro, o estado do Maranhão, mesmo com muitos desafios, pode obter ganhos significativos na valorização imobiliária a partir do investimento em saneamento básico. Estudo do Instituto Trata Brasil, intitulado “Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento no Maranhão” pontua que em termos de renda imobiliária, estima-se que o ganho para os proprietários de imóveis que alugam ou que vivem em moradia própria será de R$ 73 milhões por ano no conjunto do estado do Maranhão, entre 2021 e 2055.

Compartilhar:

Veja Também

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Timon promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.