Notícias

Ver notícia

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará no município de Timon (MA), na Praça São José, entre os dias 27 e 30 de junho, em comemoração alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na quinta-feira (27/6) e na sexta-feira (28/6), o atendimento será restrito às escolas, mediante agendamento. No sábado (29/6) e no domingo (30/6), a exposição ficará aberta ao público em geral, das 16h às 20h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece sábado e domingo (dias 29/6 e 30/6), às 20h. A entrada é gratuita.

O projeto “Olho D’água” é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas de Timon e apoio da Prefeitura de Timon e Secretaria Municipal de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.

Mostra de Cinema
Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.

“Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.

Diferentes locais do Brasil

O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará e Piauí. Passará, ainda, até o segundo semestre de 2024, além do Maranhão, por Pará e Amazonas.

“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.

PROGRAMAÇÃO
Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Local: Praça São José, em Timon/MA

Quinta-feira (27/6) e sexta-feira (28/6)

Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento

Sábado (29/6) e domingo (30/6)

Exposição: das 16h às 20h

Cinema ao ar livre: 20h

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do projeto: https://www.olhodagua.art.br/. O Instagram é @expo_olhodagua e o Facebook é https://www.facebook.com/expoolhodagua 

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.