Notícias

Ver notícia

A Águas de Timon celebra aniversário de atuação no município com avanços expressivos nos indicadores de saneamento básico. São 8 anos de muito trabalho e dedicação que resultaram na melhoria do abastecimento de água na zona urbana, resolvendo um problema crônico de falta de água, e na ampliação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto.

Nos últimos 2 anos, a Águas de Timon implantou e recuperou cerca de 130 km de rede de esgoto, fazendo saltar a cobertura de esgotamento da cidade de 3% para 40%. “Quando começamos, nossa principal missão era entregar água de qualidade todo dia na casa dos timonenses, objetivo que alcançamos no primeiro ano de atuação. Agora, trabalhamos dia e noite para tirar os esgotos a céu aberto e tornar Timon referência em saneamento no Maranhão. Agora seguimos para a fase em que as conexões dos imóveis devem acontecer e esse trabalho acontece se faz em conjunto com a população que precisa se conectar à rede de esgoto e garantir a expansão do saneamento. Estamos oferecendo desconto escalonado, capacitando novos instaladores hidráulicos pelo projeto Mãos e Obras e cadastrando mais pessoas na tarifa Social. Tudo para facilitar ainda mais as conexões de rede de esgoto”, destaca o presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

Evolução dos investimentos

Em 2016, a Águas de Timon inaugurou a Estação de Tratamento de Água – ETA-Parnaíba, que é responsável pelo tratamento de 180 mil litros de água por hora. A iniciativa, parte integrante do programa Timon Saneada 1, colocou Timon no mapa de cidades com 100% de abastecimento de água tratada em toda a zona urbana.

Atualmente, a infraestrutura de produção e abastecimento de água conta com 64 poços e 3 complexos (ETA Parnaíba, Base Operacional e Bela Vista).
Ao longo dos 8 anos, a concessionária atuou na implantação de novas redes de água, reformou e modernizou os sistemas de tratamento, substituiu bombas e automatizou painéis elétricos.

Além de garantir investimentos para proporcionar água para todos e com regularidade, a empresa investe constantemente no monitoramento por meio de Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) da água. Em 2022, a Águas de Timon ampliou para 45 o número de PCQs instalados estrategicamente na cidade para coletar amostras e analisá-las periodicamente. Tudo para fazer a água chegar com potabilidade garantida, conforme as exigências do Ministério da Saúde.

Em 2021, a concessionária iniciou o programa Timon Saneada 2 e potencializou os investimentos para a ampliação da rede de esgotamento sanitário. Além dos 130 km de rede implantados e recuperados, a empresa atuou na construção de elevatórias de esgoto e na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores. Os investimentos permitiram a ampliação da cobertura de esgoto de 3% para 40% agora em 2023.

Com capacidade de tratar 45 litros de dejetos por segundo, a ETE Flores conta com moderna tecnologia e eficiência de tratamento de alta performance. Em conjunto, estas obras e investimentos ainda geram renda. Atualmente, a Águas de Timon conta com mais de 60 colaboradores próprios e possui mais de 40 trabalhadores terceirizados.

De acordo com o diretor-executivo da empresa, Renee Chaveiro, com o avanço das obras de esgoto as portas da cidade vão se abrir para um novo cenário de crescimento econômico e social. “Para além da contribuição direta da melhoria da saúde e da qualidade de vida da população, os avanços também promovem a preservação dos rios e córregos, promovem a valorização imobiliária e o crescimento do turismo no município”, destaca o diretor.

Qualidade de vida
“A gente não dormia durante a noite, porque era o horário que tinha água e íamos pegar para usar durante o dia. Aqui faltava água sempre, tínhamos que estocar e na minha casa não tinha caixa d’água. Hoje é uma maravilha, consigo fazer minhas coisas, limpar a casa, fazer o almoço, banhar as crianças, sem o aperreio de achar que a água vai acabar. Agora temos água na torneira, podemos tomar aquele banho de chuveiro, posso lavar roupa com tranquilidade, enfim, temos mais saúde e tudo mudou para melhor”, destaca Katilene Moura, dona de casa e moradora do Parque Piauí há 9 anos.

Responsabilidade Social
A empresa também mantém desde o início da atuação na cidade uma agenda intensa de ações sociais, como é o caso do Afluentes, que atua como canal aberto de comunicação entre as lideranças comunitárias e a empresa, contribuindo para a resolução de problemas que afetam as famílias. Com o projeto Pioneiros, a concessionária promove conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e as diferentes profissões. A partir do Vozes do Saneamento, a empresa promove o diálogo sobre a importância do saneamento na saúde e qualidade de vida com grupos específicos de influenciadores da cidade. Já o projeto Águas na Praça consiste na realização de eventos em espaços públicos, integrando-se com o dia a dia da comunidade, além de ampliar o acesso à Tarifa Social, benefício que dá 50% de desconto na conta e na conexão à rede de esgoto. Atualmente, já são 6.591 clientes cadastrados.

Inovação a serviço do saneamento
Técnicas inovadoras de limpeza de rede de água também foram implantadas para garantir a qualidade do produto, com a manutenção preventiva dos reservatórios auxiliada por mergulhadores profissionais. Essa técnica foi realizada pela primeira vez no Maranhão e é feita com equipamento apropriado de mergulho, roupas esterilizadas e seladas. Outra ferramenta inovadora é a utilização do PIG, equipamento que realiza a escovação da tubulação e a retirada de barreiras ao longo da rede de água, contribuindo para que os moradores continuem recebendo água de qualidade.

Mais uma tecnologia inovadora é o Programa Infra Inteligente, que faz o mapeamento e a catalogação das estruturas da empresa usando drones, GPS e câmeras 360º. A Águas de Timon tem 95 instalações cadastradas, incluindo elevatórias, estações de tratamento, motores, bombas e válvulas. As imagens em 3D ajudam a simular e estudar futuras melhorias e ampliações, além de melhorar a eficiência das manutenções preventivas e garantir serviços mais eficientes para a população.

Compartilhar:

Veja Também

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Timon promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Timon e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.