Notícias

Ver notícia

A Águas de Timon celebra aniversário de atuação no município com avanços expressivos nos indicadores de saneamento básico. São 8 anos de muito trabalho e dedicação que resultaram na melhoria do abastecimento de água na zona urbana, resolvendo um problema crônico de falta de água, e na ampliação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto.

Nos últimos 2 anos, a Águas de Timon implantou e recuperou cerca de 130 km de rede de esgoto, fazendo saltar a cobertura de esgotamento da cidade de 3% para 40%. “Quando começamos, nossa principal missão era entregar água de qualidade todo dia na casa dos timonenses, objetivo que alcançamos no primeiro ano de atuação. Agora, trabalhamos dia e noite para tirar os esgotos a céu aberto e tornar Timon referência em saneamento no Maranhão. Agora seguimos para a fase em que as conexões dos imóveis devem acontecer e esse trabalho acontece se faz em conjunto com a população que precisa se conectar à rede de esgoto e garantir a expansão do saneamento. Estamos oferecendo desconto escalonado, capacitando novos instaladores hidráulicos pelo projeto Mãos e Obras e cadastrando mais pessoas na tarifa Social. Tudo para facilitar ainda mais as conexões de rede de esgoto”, destaca o presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

Evolução dos investimentos

Em 2016, a Águas de Timon inaugurou a Estação de Tratamento de Água – ETA-Parnaíba, que é responsável pelo tratamento de 180 mil litros de água por hora. A iniciativa, parte integrante do programa Timon Saneada 1, colocou Timon no mapa de cidades com 100% de abastecimento de água tratada em toda a zona urbana.

Atualmente, a infraestrutura de produção e abastecimento de água conta com 64 poços e 3 complexos (ETA Parnaíba, Base Operacional e Bela Vista).
Ao longo dos 8 anos, a concessionária atuou na implantação de novas redes de água, reformou e modernizou os sistemas de tratamento, substituiu bombas e automatizou painéis elétricos.

Além de garantir investimentos para proporcionar água para todos e com regularidade, a empresa investe constantemente no monitoramento por meio de Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) da água. Em 2022, a Águas de Timon ampliou para 45 o número de PCQs instalados estrategicamente na cidade para coletar amostras e analisá-las periodicamente. Tudo para fazer a água chegar com potabilidade garantida, conforme as exigências do Ministério da Saúde.

Em 2021, a concessionária iniciou o programa Timon Saneada 2 e potencializou os investimentos para a ampliação da rede de esgotamento sanitário. Além dos 130 km de rede implantados e recuperados, a empresa atuou na construção de elevatórias de esgoto e na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores. Os investimentos permitiram a ampliação da cobertura de esgoto de 3% para 40% agora em 2023.

Com capacidade de tratar 45 litros de dejetos por segundo, a ETE Flores conta com moderna tecnologia e eficiência de tratamento de alta performance. Em conjunto, estas obras e investimentos ainda geram renda. Atualmente, a Águas de Timon conta com mais de 60 colaboradores próprios e possui mais de 40 trabalhadores terceirizados.

De acordo com o diretor-executivo da empresa, Renee Chaveiro, com o avanço das obras de esgoto as portas da cidade vão se abrir para um novo cenário de crescimento econômico e social. “Para além da contribuição direta da melhoria da saúde e da qualidade de vida da população, os avanços também promovem a preservação dos rios e córregos, promovem a valorização imobiliária e o crescimento do turismo no município”, destaca o diretor.

Qualidade de vida
“A gente não dormia durante a noite, porque era o horário que tinha água e íamos pegar para usar durante o dia. Aqui faltava água sempre, tínhamos que estocar e na minha casa não tinha caixa d’água. Hoje é uma maravilha, consigo fazer minhas coisas, limpar a casa, fazer o almoço, banhar as crianças, sem o aperreio de achar que a água vai acabar. Agora temos água na torneira, podemos tomar aquele banho de chuveiro, posso lavar roupa com tranquilidade, enfim, temos mais saúde e tudo mudou para melhor”, destaca Katilene Moura, dona de casa e moradora do Parque Piauí há 9 anos.

Responsabilidade Social
A empresa também mantém desde o início da atuação na cidade uma agenda intensa de ações sociais, como é o caso do Afluentes, que atua como canal aberto de comunicação entre as lideranças comunitárias e a empresa, contribuindo para a resolução de problemas que afetam as famílias. Com o projeto Pioneiros, a concessionária promove conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e as diferentes profissões. A partir do Vozes do Saneamento, a empresa promove o diálogo sobre a importância do saneamento na saúde e qualidade de vida com grupos específicos de influenciadores da cidade. Já o projeto Águas na Praça consiste na realização de eventos em espaços públicos, integrando-se com o dia a dia da comunidade, além de ampliar o acesso à Tarifa Social, benefício que dá 50% de desconto na conta e na conexão à rede de esgoto. Atualmente, já são 6.591 clientes cadastrados.

Inovação a serviço do saneamento
Técnicas inovadoras de limpeza de rede de água também foram implantadas para garantir a qualidade do produto, com a manutenção preventiva dos reservatórios auxiliada por mergulhadores profissionais. Essa técnica foi realizada pela primeira vez no Maranhão e é feita com equipamento apropriado de mergulho, roupas esterilizadas e seladas. Outra ferramenta inovadora é a utilização do PIG, equipamento que realiza a escovação da tubulação e a retirada de barreiras ao longo da rede de água, contribuindo para que os moradores continuem recebendo água de qualidade.

Mais uma tecnologia inovadora é o Programa Infra Inteligente, que faz o mapeamento e a catalogação das estruturas da empresa usando drones, GPS e câmeras 360º. A Águas de Timon tem 95 instalações cadastradas, incluindo elevatórias, estações de tratamento, motores, bombas e válvulas. As imagens em 3D ajudam a simular e estudar futuras melhorias e ampliações, além de melhorar a eficiência das manutenções preventivas e garantir serviços mais eficientes para a população.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Timon.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Timon oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Timon é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon (MA).

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.