Notícias

Ver notícia

Com abastecimento de água universalizado desde 2015, Timon apresenta realidade diferente de muitos municípios brasileiros

Uma em cada quatro famílias brasileiras pertence à classe de renda de até R$ 1,9 mil mensal, que é a mais prejudicada no acesso ao saneamento básico. Segundo o estudo “As Despesas da Família Brasileira com Água Tratada e Coleta de Esgoto”, feito com base em dados de 2018 pelo Instituto Trata Brasil, 60% das famílias nessa mesma faixa de renda no Brasil não têm acesso à coleta de esgoto e 45,8% não têm acesso regular à água tratada.

Em Timon, cerca de 40 mil famílias têm rendimento médio mensal de até dois salários mínimos, de acordo com dados do IBGE. Mas a realidade na cidade é bem diferente da apontada no estudo. Hoje, 100% da zona urbana da cidade tem acesso à água tratada. A universalização do abastecimento aconteceu ainda em 2015, no primeiro ano de atividade da Águas de Timon, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município.

“O acesso à água tratada com qualidade e regularidade significa mais dignidade e cidadania aos moradores. Principalmente nesse período de combate ao coronavírus, reforçamos o nosso compromisso em garantir saúde e qualidade de vida aos timonenses. Hoje, chega água tratada em todas as torneiras da zona urbana do município. E muito ainda será feito”, declara o diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

Durante esse ano, a empresa está realizando investimentos em esgotamento sanitário. Com o programa Timon Saneada II, haverá a ampliação de 3% para 33% na cobertura de esgoto do município até o ano de 2022, beneficiando diretamente 22 mil pessoas. Nessa primeira etapa, o programa prevê a construção de uma Elevatória de Esgoto, uma Estação de Tratamento de Esgoto e a realização de 7.575 novas ligações ao sistema, além da implantação de 33.000 metros de rede coletora e de 1.100 metros de linha de recalque.

A meta é que, até 2026, toda a zona urbana do município tenha tratamento de esgoto, com um investimento total de R$ 168 milhões. “Como embaixadores da saúde, nosso objetivo é trabalhar continuamente para assegurar o bem-estar do município, contribuindo com valorização imobiliária, incentivo ao turismo, preservação dos recursos naturais e, sobretudo, com a saúde da população. A ampliação da cobertura de esgoto é o caminho certo para Timon se tornar referência em saneamento no Maranhão”, finaliza Jacy Prado.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Timon trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Timon.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Timon é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon (MA).

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Timon e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.